12/04/11 11h26

Data Byte revê modelo de franquia e se volta para curso telepresencial

Valor Econômico

Depois de ver seu negócio reduzir pela metade de 2008 para cá, a Data Byte - um dos cursos profissionalizantes mais antigos do país - agora está focando em cursos telepresenciais, transmitidos pela internet em salas de aula, com acompanhamento de tutores. Há dois anos, a rede contava com 114 unidades franqueadas distribuídas em diversas regiões do país. Hoje, são apenas 62 escolas que atendem 58 mil alunos, sendo a maior parte em São Paulo. "Eu tinha franquias em todo o Brasil. Mas isso foi um erro porque é muito difícil administrar unidades muito distantes. O custo com passagens, hospedagem e consultores para monitorar essas franquias é elevado, muitas vezes superior aos royalties recebidos", disse José Carlos Pedroso, proprietário da Data Byte.

Fundada na década de 1970, a Data Byte tem concorrentes de peso como o Grupo Multi, que recentemente adquiriu a Microlins, a empresa carioca Affero, entre outros players. "Recebi propostas de vários grupos, mas quero crescer de forma independente", disse Pedroso. Nessa nova etapa, a Data Byte quer crescer fora de São Paulo exclusivamente por meio de cursos telepresenciais, modalidade que, segundo ele, demanda menos monitoramento e investimento. A prioridade é vender a franquia da Data Byte para donos de escolas e cursinhos que já possuem instalações próprias.

Segundo Pedroso, a ideia é aproveitar o período ocioso de aulas das escolas e cursinhos para incluir os cursos profissionalizantes da Data Byte. "Será um reforço no faturamento. Além disso, o custo para abertura de uma franquia telepresencial é muito menor", disse. O investimento para quem já tem uma escola ou cursinho e vai apenas incluir os cursos telepresenciais da Data Byte é de R$ 7 mil (US$ 4,4 mil). Já o desembolso para abertura de uma unidade telepresencial da rede é de R$ 75 mil (US$ 46,9 mil). A Data Byte não está mais comercializando franquias para escolas presenciais, que demandava investimento de pelo menos R$ 300 mil (US$ 187,5 mil).

Apesar de ter começado com aulas de informática, hoje a Data Byte ministra 16 tipos de cursos, sendo que o de inglês representa 60% da receita de R$ 20 milhões (US$ 12,5 milhões) por ano. Com a expansão focada no telepresencial, a empresa pretende chegar ao fim do ano com 100 unidades e faturamento de R$ 25 milhões (US$ 15,6 milhões).