31/08/07 14h31

Dasa supera meta ao comprar MedImagem

Valor Econômico - 31/08/2007

A Diagnósticos da América (Dasa) superou a meta de aquisições estipulada para este ano, ao anunciar ontem a compra da MedImagem, empresa que presta serviços de diagnósticos por imagem nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro. A compra foi fechada por R$ 47 milhões (US$ 25 milhões) e elevou para R$ 188 milhões (US$ 100 milhões) o total gasto pela Dasa com aquisições apenas neste ano. Dessa forma, a companhia superou o compromisso assumido com investidores de destinar R$ 150 milhões (US$ 79,8 milhões) na compra de concorrentes em 2007. A Dasa é a maior prestadora de serviços de diagnósticos médicos no Brasil, com cerca de 6% do mercado. Dentre as marcas dos laboratórios que ela administra, as mais conhecidas são Delboni Auriemo e Lavoisier. A incorporação da MedImagem deverá dobrar a receita da Dasa com diagnósticos de imagem - como raio-X, tomografias e ressonâncias - na região metropolitana do Rio de Janeiro. O programa de expansão da Dasa no Rio, segundo a empresa, contempla a introdução de novos exames de imagem, a abertura de novas unidades e a expansão para cidades próximas, como Cabo Frio e Macaé. Neste ano, a Dasa já havia comprado duas empresas: a rede de laboratórios Exame, com sede em Brasília, e a CientíficaLab, baseada no Rio de Janeiro e especializada em prestar serviços de análises clínicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia da Dasa é atuar em diferentes regiões do país, com diferentes marcas e produtos. A lógica é processar um volume cada vez maior de exames, ganhar escala e, conseqüentemente, diluir os custos. O Fleury, principal concorrente da Dasa, também concentrou esforços nos últimos anos para adquirir concorrentes menores, diversificar suas marcas e elevar o volume de atendimentos.