31/05/10 11h10

Das ruas americanas às baladas do Brasil

O Estado de S. Paulo

Termômetro do próprio negócio, Marc Ecko decidiu que é hora de crescer. Há quase duas décadas, ele fundou a Ecko Unltd., grife que ganhou fama no mundo todo por trazer a cultura de rua de New Jersey para a moda de massa, com influências do grafite, do rap e do skate. Aos 38 anos, o empresário diz estar em busca de um estilo mais refinado, que reflita seu próprio amadurecimento: já lançou a Marc Ecko Cut & Sew, que reinventou o streetwear da marca original para o consumidor da faixa dos 30 anos. Ao mesmo tempo que estreia com lojas próprias no Brasil, no mês que vem, ele dá passos em direção a um público mais amplo. Ainda em 2010, a companhia lançará novas linhas nos Estados Unidos: uma de ternos e outra de artigos para a casa.

A abertura de pontos de venda exclusivos no Brasil faz parte da diversificação dos negócios da Marc Ecko, empresa "guarda-chuva" que administra marcas de roupa que faturam US$ 1,5 bilhão ao ano e projetos ligados ao mundo do entretenimento, como o desenvolvimento de videogames. Hoje, 50% das receitas da companhia vêm de fora dos Estados Unidos, com destaque para a Alemanha e o Japão. E o grupo busca mais espaço nos mercados emergentes: está presente na Índia e na China, mas percebe o Brasil como prioridade.

No País, a operação tem um parceiro local, a The Brands" Company. Com produção terceirizada em confecções no interior de São Paulo, a coleção nacional é totalmente adaptada à realidade local. Para o fundador, é como se os estilos da Ecko Unltd. e da Cut & Sew se fundissem para satisfazer o público-alvo no Brasil: jovens das classes A e B, dispostos a pagar R$ 200 (US$ 111,1), em média, por peça de roupa. Por aqui, as calças e camisetas largas associadas a rappers e skatistas dão lugar a cortes ajustados, mais adequados à preferência nacional.

A abertura das primeiras três lojas próprias da Ecko Unltd., em São Paulo, consumiu investimentos de R$ 6 milhões (US$ 3,3 milhões). A estimativa é que a marca venda 1 milhão de peças no País neste ano - entre unidades próprias e lojas multimarcas -, o dobro do volume de 2009. A preços de varejo, o faturamento pode atingir R$ 200 milhões (US$ 111,1 milhões). Para o público adulto, os produtos da linha Cut & Sew serão vendidos no País em uma loja multimarcas desenvolvida pela The Brands" Company, a Yo!, que terá a primeira unidade aberta no mês que vem.