Daimler contrata 800 em São Bernardo
O Estado de S. Paulo
A Daimler vai contratar 800 funcionários para sua fábrica de ônibus e caminhões em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, e manter aberta uma fábrica de caminhões nos Estados Unidos, anunciou a maior fabricante de caminhões do mundo. A decisão da empresa marca um sinal de esperança para o setor de veículos comerciais afetado pela crise econômica global. As vendas de caminhões também compõem um termômetro da atividade econômica.
No entanto, representantes da indústria têm feito alertas contra as expectativas de uma rápida recuperação do setor de caminhões até que a economia global acelere e impulsione a demanda por bens de transporte. "A contratação dos novos funcionários deixa claro que confiamos que a economia brasileira verá uma recuperação após a crise econômica global", afirmou o presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Gero Herrmann, em comunicado.
A Daimler também decidiu contratar 350 funcionários sob contrato temporário e 160 aprendizes para a fábrica de São Bernardo do Campo diante de condições melhores de negócios desde meados do ano, principalmente nos setores de agricultura, construção e mineração, informou a empresa. A fábrica de São Bernardo emprega mais de 12.600 pessoas e é a maior de caminhões pesados da Daimler fora da Alemanha. A companhia alemã também decidiu rever decisão de fechar uma fábrica de caminhões nos Estados Unidos em 2010 por causa das expectativas sobre uma grande encomenda militar do governo americano e de uma retomada na demanda por caminhões pesados.