21/06/24 15h18

Daily elétrico recebeu R$ 100 milhões de investimento da Iveco

Enquanto produção local é estudada, comercial leve começa a ser vendido no país em configurações furgão e chassi-cabine

Automotive Business

A Iveco destinou R$ 100 milhões para trazer a versão elétrica do Daily para o Brasil. Segundo o presidente da montadora para a América Latina, Márcio Querichelli, os recursos são complementares ao ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão em curso na operação e serão aplicados nos testes do novo veículo, na regionalização e capacitação da rede.

"O aporte será gasto de 2024 a 2026 e regionalizaremos o produto. No primeiro momento estarmos importando da Itália. Existe uma expectativa de trazer para o Brasil a produção tanto da bateria, quanto do caminhão."

Serão três versões do Daily elétrico, uma furgão e duas chassi-cabine neste primeiro momento. Elas serão vendidas a partir de R$ 549 mil, já com o carregador incluso, mas inicialmente apenas nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Com uma plataforma de chassi modular, as versões do eDailytêm peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas. Sua tração traseira e baterias escaláveis permitem uma potência de 100 a 140 kW.

O modelo tem autonomia que varia de 110 quilômetros a 300 quilômetros. "As baterias são modulares e há opção de equipar o veículo com uma a três baterias", disse o diretor marketing e desenvolvimento de rede, Carlos Fraga.

Segundo a Iveco, o e-Daily vem equipado com a tomada de carregamento frontal (carregador on board), que torna possível a utilização de carregadores AC off board. Este conversor inteligente é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo. Completam o portfólio o carregador portátil "Cabo", o carregador de parede "Wallbox" e o carregador rápido "Fast Charger".

Custos fixos do Daily elétrico como argumento de venda

A bateria, inclusive, é produzida pela FPT e, segundo a montadora, tem uma longevidade de até 10 anos em condições normais de operação do veículo.

"Vamos ter uma garantia de até 200 mil quilômetros para a bateria para veículos com dois a três equipamentos e de 100 mil km, para o modelo com uma bateria."

Segundo o diretor de pós-vendas da marca, Bernardo Brandão, esse modelo elétrico promete redução de custos de até 65% em relação à versão diesel.

"Os intervalos de manutenção são até duas vezes maior que o Daily com motor de combustão. Além disso, o veículo tem um plano de manutenção de 60 meses", disse o executivo.

Primeiro lote já foi todo direcionado

O primeiro lote do Iveco Daily elétrico no Brasil, com 26 unidades - dentro da cota isenta do importo de importação -, foi usado para a fase final de validação no país e para atender à demanda de diferentes clientes. No segundo semestre está previsto um novo lote com 24 veículos para totalizar 50 no ano.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/daily-eletrico-100-milhoes-investimento-iveco/