07/10/11 15h59

Daikin inicia operação em janeiro

O Diário de Mogi

A Daikin, segunda maior produtora mundial de sistemas de ar condicionado, vai começar a operar em Mogi das Cruzes a partir de janeiro do próximo ano. A produção será iniciada timidamente, com apenas 30 funcionários, em um dos galpões que pertenceu à antiga Rohm, produtora de componentes eletrônicos, no Distrito de César de Souza. A multinacional funcionará de forma provisória até que haja as liberações necessárias para construção da sede, em terreno localizado às margens da Mogi-Bertioga, na região do Caputera. A previsão é de que a Daikin faça investimentos da ordem de R$ 150 milhões até o segundo semestre de 2014, para quando está prevista a inauguração oficial da fábrica. Futuramente, a empresa japonesa deverá contratar até 1,5 mil pessoas e alcançar um faturamento de R$ 1 bilhão ao ano.

A princípio, o início da produção da fábrica de Mogi era previsto para janeiro de 2014, conforme cronograma apresentado pelo presidente da Daikin do Brasil, Takahide Shibata, durante cerimônia realizada em maio deste ano, no gabinete do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). Porém, a multinacional decidiu adiantar a produção em razão de problemas com o atual zoneamento do terreno de quase 200 mil metros quadrados, adquirido no início deste ano pela expressiva cifra de R$ 20 milhões. Até o fim deste ano, a Administração Municipal deverá enviar à Câmara um projeto de alteração da lei de uso e ocupação do solo, com um parágrafo específico para atender à necessidade da empresa.

Porém, enquanto a questão não se resolve, a marca japonesa decidiu iniciar o funcionamento de forma excepcional, em César de Souza, para não atrasar o cronograma de produção (leia mais nesta página).

As informações foram dadas ontem a O Diário pelo consultor empresarial da Daikin, Hiroshi Okada. O executivo revelou que a multinacional assinou nesta semana o contrato de locação do novo galpão, que fica às margens da Avenida João XXIII. O local será preparado para produção de equipamentos de ar condicionado. O funcionamento acontecerá a partir de janeiro e a expectativa é de que a fabricação efetiva dos produtos já ocorra entre fevereiro e março. "Concluímos a locação na terça-feira e vamos começar a operar, a partir de janeiro, em César de Souza, até que consigamos liberação para mexer na área onde a fábrica será construída".

Hiroshi Okada informou que a Daikin já realizou os serviços de sondagem e pesquisas de contaminação de solo no terreno adquirido no Caputera. A empresa também cercou toda a área com alambrados para evitar possíveis invasões. De acordo com Okada, as obras já deveriam ter sido iniciadas e a previsão é de que a fábrica esteja pronta no segundo semestre de 2014. Segundo o consultor, nos três primeiros anos, a fábrica deverá operar com aproximadamente 800 funcionários. Na segunda fase, este número deverá dobrar. A Daikin pretende atingir um faturamento de R$ 1 bilhão até o ano de 2020.