18/06/14 14h52

As 100 melhores universidades entre os BRICs, USP em 7º

Ranking da britânica QS com as melhores universidades entre países do BRICs, USP é a melhor brasileira, em 7º

Exame.com

Se a comparação é entre os países do BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a Universidade de São Paulo (USP) ganha fôlego em relação a outras instituições.

Ficou em 7º lugar no ranking publicado pela britânica QS (Quacquarelli Symonds). Melhorou, em relação ao ano passado, quando apareceu na 8ª posição.

Vale destacar que, em maio, a USP perdeu o posto de melhor universidade da América Latina para a PUC do Chile, em ranking da mesma QS.

Outra brasileira que aparece no top 10 entre as universidades dos Brics é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Neste ano, também subiu da 10ª para a 9º posição no ranking liderado pela chinesa Tsinghua, que recebeu nota máxima.

A China, aliás, é o país com mais instituições entre as 10 melhores, são 6, no total. Brasil vem em seguida com duas (Usp e Unicamp), enquanto a Rússia e a África do Sul estão representadas por uma universidade cada. A Índia foi o único país dos BRICs que ficou de fora do top 10. O Indian Institute of Technology Delhi (IITD), a instituição mais bem avaliada do país, aparece na 13ª posição.

A reputação acadêmica, a reputação no mercado de trabalho, além do número de alunos por professor, são os itens de maior peso na avaliação. Juntos estes três fatores respondem por 70% da nota.

Mas, publicações por professores, citações por publicação, número de doutores no corpo docente e o número de professores e alunos estrangeiros na instituição também são levados em conta.