18/03/11 11h46

D-Link terá fabricação no Brasil

Valor Econômico

A fabricante de equipamentos de rede D-Link planeja iniciar a produção de algumas linhas no Brasil, até o fim do ano. A fabricação, decidida em meados do ano passado, ficará a cargo de uma empresa especializada em manufatura terceirizada, como Foxconn e Digitron. O contrato, no entanto, ainda não foi assinado. "Estamos estudando os benefícios fiscais oferecidos em cada região do país para escolher nosso parceiro", diz Tony Tsao, executivo-chefe e presidente mundial da D-Link.

Os primeiros equipamentos a serem produzidos no país serão dispositivos sem fio para acesso à internet, os roteadores. Após estudos, outras linhas também poderão ser fabricadas no país. De acordo com Tsao, o Brasil é um dos cinco mercados mais importantes para a D-Link em todo o mundo, além de ter as melhores perspectivas de crescimento. Conhecida pela venda de equipamentos de acesso à internet, como modens e roteadores sem fio, a companhia, que em 2010 faturou US$ 1 bilhão globalmente, tem tentado se afastar da imagem de vendedora de produtos isolados para ser vista como uma fornecedora de pacotes completos.

Um exemplo disso são os sistemas de monitoramento para pequenas e médias empresas. A D-Link não quer vender só as câmeras de segurança fabricadas por ela, mas sim um conjunto de produtos que reúne câmeras e equipamentos que permitem o armazenamento das imagens captadas. Além de requerer investimento em softwares que permitam a rápida integração e facilitem o uso de seus equipamentos, a estratégia exige que a D-Link abra novos canais para a venda de seus produtos, afirma Tsao. De acordo com Tsao, a D-Link não tem intenção de competir com empresas como Cisco, Juniper e Huawei nos equipamentos de grande porte que equipam centros de dados e a infraestrutura das operadoras de telefonia.

O Brasil, segundo Tsao, tem papel de destaque nesse cenário por conta da estabilidade econômica e realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo e a Olimpíada. O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e o crescimento dos acessos à internet também são estímulos. Além da fabricação local, a D-Link dará outro passo para reforçar sua atividade no país. A companhia vai lançar produtos como o Boxee, uma central multimídia que permite que vídeos, filmes e músicas da internet sejam reproduzidos em TVs. De acordo com Tsao, a receita da D-Link no Brasil passa dos US$ 100 milhões. Os negócios no país são divididos entre três áreas: varejo, responsável por 45% da receita; operadoras, com 40%; e vendas para empresas, com os 15% restantes.