Cummins fará turbos Holset HE 200 WG no País
Nacionalização atende necessidades decorrentes do Inovar-Auto
Automotive BusinessA Cummins Turbo Technologies (CTT) vai nacionalizar a linha Holset HE 200 WG, desenvolvida por causa da tendência de downsizing para motores de dois a cinco litros (2.0 a 5.0), incluindo os Cummins Série F. O início da produção dos turbos está alinhado com a estratégia da empresa, que também começa a partir de 2015 a nacionalização do motor ISF 3.8L e, em 2016, a versão 2.8L.
“O aumento da demanda e o alinhamento às regras dos programas Inovar-Auto e Finame foram os fatores determinantes da Cummins Turbo Technologies para o início da produção local”, diz Wallace Faria, gerente de suprimentos da CTT. “Também temos em vista a oportunidade de negócios com novos OEMs e de novos projetos com a própria Cummins”, afirma.
De acordo com Marcelo Giannini, supervisor de vendas da CTT, as tecnologias de produção disponíveis na fábrica em Guarulhos (SP) permitiram ajustes mínimos para o início da fabricação local da Série HE 200. “Foram feitas apenas algumas adaptações, com ferramental simples e poucas alterações na linha”, diz.
Com tecnologia Wastegate, a linha HE 200 é voltada para o segmento de comerciais leves e traz modernizações para acompanhar a tendência de uso de motores menores e mais eficientes. Hoje, a linha de turbos que para a Série F traz melhor eficiência dos estágios, redução de atrito interno e diminuição do consumo de combustível.