Cubo cria plataforma digital para expandir atuação
No Cubo Digital, empreendedores poderão reservar espaços no prédio físico do projeto, postar vagas de emprego e acessar ferramentas de comunicação e contratação de serviços
PE&GNCubo, espaço de incentivo ao empreendedorismo do Itaú e do fundo Redpoint eventures, anunciou a criação do Cubo Digital, uma plataforma na internet com ferramentas de comunicação e contratação de serviços. Também será possível postar vagas de emprego e reservar espaços no prédio do Cubo em São Paulo.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14/9), durante o Cubo Conecta, evento que celebra o aniversário de dois anos do projeto.
De acordo com Lineu Andrade, diretor de tecnologia do Itaú, a vontade de causar um maior impacto com o Cubo motivou a criação da plataforma. "Nosso espaço físico beneficiou o ecossistema de startups brasileiro. No entanto, empreendedores de outras partes do Brasil nem sempre tinham a oportunidade de se beneficiar do nosso projeto. Com o Cubo Digital, atingimos mais gente e fomentamos um ecossistema sem fronteiras", afirma.
A princípio, o Cubo Digital permitirá que empreendedores reservem salas de reunião e estações de trabalho no prédio do Cubo, criem anúncios de vagas de emprego, busquem diversos serviços de outros empreendedores e tenham um canal de comunicação.
As startups que desejarem participar do Cubo Digital deverão acessar o link https://cubo.network/digital. A equipe do Cubo fará a curadoria das empresas interessadas. Serão aceitas startups que obedeçam aos mesmos critérios das residentes do prédio do Cubo: elas devem ter um produto pronto e um modelo de negócio que possa ser testado.
Todos os serviços disponíveis no Cubo Digital serão pagos com uma moeda colaborativa: o CuboCoin. Ganha-se a moeda ao participar das atividades do projeto – postando uma vaga de emprego ou oferecendo um serviço, por exemplo.
Posteriormente, outras funcionalidades serão adicionadas. Segundo a organização do Cubo, sessões de mentoria online, fóruns e desafios de grandes empresas para startups estão entre as novidades mais cotadas. "No entanto, é a comunidade do Cubo Digital que decidirá quais as atividades fazem mais sentido para elas e que construirá este ecossistema", diz Andrade.