02/07/13 16h26

CTC produzirá etanol celulósico em 2014

Revista Globo Rural

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na manhã desta sexta-feira (28/6) que aprovou na última semana a liberação de cerca de US$ 230 milhões para o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) produzir 3 milhões de milhões de etanol celulósico.

O contrato foi assinado no âmbito do PAISS (Plano Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico) criado para apoiar projetos que tragam inovação no uso do bagaço ou da palha de cana.

O CTC deverá instalar a nova unidade na usina São Manoel, localizada em município paulista de mesmo nome. A planta será inaugurada em junho de 2014 e será acoplada à unidade de etanol de 1ª geração já existente na São Manoel.

Escala Comercial

A primeira usina de etanol celulósico com escala comercial será instalada no início do ano no Brasil pela GranBio, devendo produzir 82 milhões de litros quando estiver em plena capacidade. A usina será uma das seis do mundo que entrarão em operação em 2014, sendo que quatro serão instaladas nos Estados Unidos e uma na Europa.

O custo do investimento do etanol celulósico é cerca de 25% maior que o do produto de primeira geração, mas o custo de produção é 20% menor, sendo que o produto celulósico vale entre 40% e 60% a mais que o convencional.