01/04/09 10h50

CSN prevê retomada da demanda por aço no segundo semestre

Gazeta Mercantil - 01/04/2009

O diretor-executivo financeiro da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Otávio Lazcano, disse que prevê para o segundo semestre de 2009 uma retomada da demanda no setor. "Esperamos que as novas medidas de desoneração anunciadas pelo governo surtam efeito a partir do meio do ano", considerou, ao declarar que a companhia vêm trabalhando projetos com grandes construtoras, como Gafisa, para a construção de casas populares. De acordo com Lazcano, a construção de 1 milhão de casas demanda, pelo menos, 300 mil toneladas de aço. Os projetos em andamento, entretanto, aumentam significativamente essa proporção.

No primeiro trimestre de 2009, segundo o executivo, as vendas de aço apresentaram queda da ordem de 45%. No quarto trimestre de 2008, a CSN comercializou 829 mil toneladas de produtos siderúrgicos no mercado interno, o que representa uma queda de 25% ante 1,11 milhão de toneladas do terceiro trimestre de 2008. Na comparação com as vendas de outubro a dezembro de 2007, a queda foi de 19%. Apesar da queda, a receita da companhia cresceu 48% na comparação com o quarto trimestre do ano passado, para R$ 3,39 milhões (US$ 1.85 milhão), devido aos aumentos do preço dos produtos e ao maior volume de vendas no mercado interno, que normalmente possui margens maiores. No acumulado do ano, as vendas de aço no mercado interno totalizaram 4,16 milhões de toneladas, ante 3,6 milhões de toneladas no acumulado do ano anterior, alta de 15%.