03/02/25 15h51

Cruzeiros alavancam economia e geração de empregos

Apenas na temporada 2024/25 foram gerados cerca de 40 mil empregos diretos, indiretos e induzidos

A Tribuna

Os cruzeiros são, sem dúvida, um dos símbolos mais visíveis da interação entre o Porto de Santos e a Cidade. É durante o embarque e desembarque de passageiros no Terminal Giusfredo Santini que turistas e munícipes se deparam com a grandiosidade do complexo, ao mesmo tempo em que passam pela linha férrea, descobrem terminais de carga e observam algumas das peculiaridades de um município inserido num contexto portuário. No entanto, não se trata apenas de percepções ou de um contexto turístico. É na economia e na geração de empregos que a instalação mostra o seu verdadeiro papel.

Apenas na temporada 2024/2025, a expectativa é de que sejam injetados R$ 1,5 bilhão na economia regional. Além disso, foram gerados, aproximadamente, 40 mil empregos entre diretos, indiretos e induzidos. Os números positivos são reflexo da atração de 14 navios, que vão realizar um total de 152 escalas até 20 de abril, data de encerramento da atual temporada. Desse total, sete embarcações farão passagens regulares no cais santista, enquanto sete estarão em trânsito com turistas estrangeiros, que param na região apenas para desfrutar das atrações oferecidas pela Cidade, sobretudo no Centro Histórico.

Mais uma contribuição do Porto para a movimentação de Santos. Conforme estudo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o gasto por turista na cidade pode chegar a R$ 877,01.

“Hoje, 65% do embarque nacional acontece em Santos. Temos estes números devido a facilidade de acesso a aeroportos e rodovias. As operadoras têm feito questão em consolidar a Cidade”, afirmou a Concais, responsável pela administração do terminal, localizado no Armazém 25 do Porto.

Não é à toa que há um diálogo antigo com as empresas sobre a possibilidade de estender a presença dos navios no Porto durante o ano inteiro. “Estamos demonstrando que o Brasil tem capacidade de ter demanda todos os meses. O nosso clima e os novos destinos são cruciais para isso”, mencionou a Concais. Além da infraestrutura do Porto, a empresa também investe, constantemente, em melhorias no empreendimento. Nesta temporada, os focos foram a reforma e ampliação da área de bagagem, para trazer mais conforto aos passageiros.

“A Concais possui a missão de realizar o embarque dos sonhos para cada passageiro. O Porto de Santos cresce expressivamente e isso torna a nossa missão desafiadora. Nas redes sociais, passamos mensagens importantes para tornar o desembarque e embarque dos passageiros cada vez mais tranquilo”, mencionou a Concais, certa da importância da construção de um novo terminal para atender a demanda crescente de turistas.