14/09/09 10h48

Crise já é passado para Tigre e Amanco

Valor Econômico

Os primeiros meses do segundo semestre mostram que o setor de tubos e conexões deixou de vez a crise econômica mundial para trás. Com alta demanda principalmente do segmento predial, as empresas voltaram a contratar, aumentaram a jornada em parte de suas unidades em Joinville, um dos principais polos de fabricação deste segmento no país, e já há estimativas de um terceiro trimestre mais forte do que no ano passado.

O enfraquecimento da crise econômica mundial levou tanto a Amanco quanto a Tigre a adotar recentemente o regime 6X2 em algumas linhas de produção em Joinville. Isso significa que parte dessas unidades passou a operar também aos domingos. Os funcionários trabalham seis dias e folgam dois. A Amanco adotou 6X2 em 50% da unidades do bairro Floresta e em 20% da fábrica localizada no Glória. A empresa também ampliou as horas extras principalmente na distribuição. Além das unidades em Joinville, em junho a Amanco adotou o 6X2 em Sumaré (SP) e, em agosto, o implantou também em Suape (PE).

Já a Tigre colocou o 6X2 também em algumas linhas das unidades em Joinville, mas não revela o percentual. "O ano está muito melhor do que se imaginava que ele poderia ser", disse o presidente da empresa, Evaldo Dreher. No ramo predial, a Tigre teve em julho e agosto "um desempenho acima do orçado", ainda que no segmento de infraestrutura esteja abaixo do esperado. Para o ano, a estimativa da Tigre é crescer 6%.

Segundo Dreher, o ramo de infraestrutura não decolou tanto como se esperava por conta da morosidade dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas ele acredita que isso poderá mudar no ano que vem. A Tigre já faz planos de aumento de capacidade de 20% para 2010, acreditando na continuidade de uma tendência positiva para o setor. Ele deverá investir, no total, R$ 200 milhões (US$ 108,1 milhões) em 2010, volume maior do que os R$ 150 milhões (US$ 81,1 milhões) investidos em 2009. Este ano, a empresa ampliou em 15% a capacidade. Já a Amanco, que aumentou sua capacidade em 20% neste ano, ainda não tem traçados os planos para 2010, mas diz que o orçamento poderá ser mais robusto do que em 2009. Os investimentos da empresa este ano foram de R$ 111 milhões (US$ 60 milhões).