05/09/08 15h00

Crescimento de consumo impulsiona negócios da Cromex

Gazeta Mercantil - 05/09/2008

Masterbatches. Só pela palavra, você certamente não deve estar ligando o nome ao produto. Mas, mesmo pouco conhecido do grande público, sem eles certamente todos os plásticos a sua volta não teriam cores. E o que pareceria apenas uma questão estética acaba sendo decisiva em mercados nos quais a aparência pode se tornar o grande diferencial competitivo. É o caso das embalagens para cosméticos, produtos de higiene e limpeza e automóveis que saem das fábricas todos os meses. Com o crescimento do consumo deste tipo de produto nos últimos anos, impulsionados especialmente pela entrada das classes de menor poder aquisitivo no mercado, empresas como a Cromex, que produz há mais de 30 anos os compostos de cores e aditivos para plásticos, viram as oportunidades se multiplicar. Só no último ano a empresa - de capital 100% nacional e que detém cerca de 45% do mercado de masterbaches, que já movimenta mais de R$ 520 milhões (US$ 319 milhões) - viu seu faturamento chegar a R$ 305 milhões (US$ 187,1 milhões), o que representa um crescimento de 27% em volume e 18% em receita e espera crescer 25% em 2008. As boas perspectivas do setor de plásticos, que cresceu mais de 8% no último ano, não vêm apenas do mercado nacional, mas também do externo, que já responde por 35% do faturamento. Diante do cenário promissor, a Cromex decidiu investir US$ 3,5 milhões na compra de duas novas máquinas para elevar em quase 70% sua capacidade até 2009, passando de 93 mil toneladas ano para 155 mil toneladas. "Aqui em São Paulo estamos estudando um novo investimento para a fábrica de coloridos, que deve incluir a mudança da planta da capital para outro centro mais competitivo no Estado", afirma. A unidade paulista abriga um dos maiores laboratórios de cores do País, que já desenvolveu e mantém em sua base mais de 13 mil cores diferentes. Além disso, desenvolve aditivos que também podem ser incorporados ao plástico, como antibactericidas ou antifúngicos, muito usado pela indústria de sandálias, ou proteção solar para ampliar a vida útil itens que ficam expostos, como brinquedos de playground.