06/04/09 10h38

Crescer e diversificar no espaço cultivado

Gazeta Mercantil - 06/04/2009

Quando o investimento se destina à maior produtividade sem se esquecer do meio ambiente, a natureza agradece. Principalmente na agroindústria. Um exemplo disso é a Organização Balbo, com sede em Sertãozinho (SP). Nos últimos 22 anos, por meio do Projeto Cana Verde, o grupo investiu na preservação e recuperação ambiental e em tecnologia da cana-de-açúcar e seus produtos e subprodutos. Agora, em meio à turbulência internacional, o conglomerado está menos vulnerável às amarguras sentidas por outras empresas sucroalcooleiras. "Claro que a crise mundial nos afetou e nos afeta, mas foi positiva a preocupação de apostar na preservação ambiental e na fabricação dos subprodutos", diz Jairo Menezis Balbo, diretor do grupo. "Hoje, 34% do faturamento da Usina São Francisco (de Sertãozinho) vem dos subprodutos da cana", informa. Os principais subprodutos do grupo, que tem duas usinas em Sertãozinho, uma em Uberaba (MG) e outras três empresas, são: eletricidade; cera de cana, para uso agrícola e pela indústria farmacêutica; levedura de cana para ração animal; açúcar e álcool orgânicos; plástico biodegradável e créditos de Carbono. "Percebemos que investimento em produtividade com responsabilidade ambiental e social rende bons lucros. Permite otimizar espaços e esta é uma das peculiaridades da auto-sustentabilidade", afirma o engenheiro agrônomo Jairo Balbo, que também é membro do conselho de administração do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e do Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Consecana).

A Organização Balbo é uma das pioneiras no controle biológico da broca da cana. Foi a primeira a cogerar eletricidade a partir do bagaço da cana (desde junho de 1987) e está na vanguarda da colheita mecanizada de cana crua (1992). Na área de conservação ambiental, não usa adubo, inseticidas ou fertilizantes químicos. "Com a auto-sustentabilidade, a própria cana se basta para garantir novas safras", diz Jairo Balbo.