25/08/10 15h08

Cresce procura por máquinas de telhas

DCI – 25/08/10

A Vortex Hydra do Brasil, subsidiária de uma das maiores indústrias globais de máquinas de fabricação de telhas de concreto coloridas, contabiliza negócios de quatro milhões de euros em seu primeiro ano de atuação no Brasil. O diretor executivo da subsidiária brasileira, Alberto Machado, afirma que o eixo dos negócios da empresa, que tem sua unidade produtiva na Itália, mudou radicalmente desde o ano passado. "Tradicionalmente, os principais clientes da Vortex estavam nos Estados Unidos e na Europa", afirma Machado. Mas, segundo ele, desde o ano passado os principais negócios da companhia estão sendo realizados com empresas localizadas na Ásia, na África e no Brasil.

O bom desempenho da empresa também se deve ao cenário aquecido da indústria da construção civil no Brasil, além da carência do mercado por equipamentos com robustez. "Outro fator que tem ajudado nossos negócios é a tendência de crescimento do uso de telhas de concreto coloridas", diz Machado. O executivo conta que grande parte da Europa só utiliza este tipo de telha. Segundo Machado, a velocidade dos negócios está tão grande no Brasil que tem assustado os executivos italianos. "Nossa carteira de pedidos está cheia até o fim do ano", explica o diretor.

A Vortex Hydra do Brasil disponibiliza máquinas com uma ampla escala de capacidade produtiva: de mil a 50 mil telhas, em um turno de oito horas. "Comercializamos recentemente máquinas de grande porte para as empresas Incoposte, de Maringá (PR); Tatu, de Limeira (SP), e Tegovale, de Taubaté (SP)", explica o diretor. Fundada na Itália há mais de 40 anos, a Vortex Hydra lançou o primeiro sistema industrial automatizado baseado no processo de extrusão contínua de telhas de concreto coloridas. "A produção italiana é enxuta, pois conta com 120 funcionários."