Cresce o consumo de sucos prontos
Gazeta Mercantil - 03/01/2007
A compra da mexicana Del Valle pela gigante Coca-Cola colocou em evidência o mercado de sucos prontos, um dos que mais crescem no Brasil. Esse segmento começou a ser notado com mais ênfase a partir da chegada da Del Valle ao País, em 1997. Antes disso, destacava-se o consumo de sucos concentrados e em pó. Entre 2001 e 2005, o mercado de sucos prontos cresceu 207,43% no Brasil. De janeiro até a primeira quinzena de novembro do ano passado, movimentou US$ 430 milhões com a venda de 260 milhões de litros, o que representa 13% e 11% de crescimento, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2005, segundo a ACNielsen. Já o mercado de sucos em pó e concentrado cresceu apenas 1,4% e atingiu 248,9 milhões de litros de janeiro a setembro de 2006, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não-Alcoólicas (Abir). A praticidade do produto e a tendência do consumidor em escolher alimentos mais saudáveis são os principais motivos que alavancam esse segmento, segundo explicam os fabricantes. A Del Valle prevê crescimento anual de 10% em seu volume de vendas de sucos prontos em 2007. Segundo ela, o mercado cresce também pela preocupação cada vez maior da sociedade em relação à obesidade. A companhia investiu cerca de US$ 6,9 milhões em ações de marketing em 2006, 25% mais que em 2005. O segmento dentro de sucos prontos que mais vem registrando crescimento vertiginoso é o de bebidas à base de soja. Esse mercado cresceu 57% e movimentou US$ 126 milhões em 2005, com um volume de 92 milhões de litros. No acumulado até setembro de 2006 o crescimento atingiu 37,4%. A Kraft Foods Brasil, que entrou no segmento de sucos prontos com a marca Maguary em 2003, informou que busca a liderança do mercado de sucos prontos. A empresa, que produz sucos concentrados há 50 anos, segmento que lidera com 30% de participação, ocupa a quarta posição no mercado de sucos prontos, com uma fatia de 6%, segundo a ACNielsen.