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Cresce exportação de limão tahiti

Gazeta Mercantil - 28/04/2008

Os produtores e exportadores de limão tahiti do Brasil pegaram carona no grande sucesso que a caipirinha (bebida com cachaça e limão) vem fazendo na Europa. A popularidade desta preparação fez as exportações da fruta in natura aumentarem 25 vezes, nos últimos nove anos. "Apesar de a produção nacional ter-se mantido estável nos últimos anos, em torno de 1 milhão de toneladas, a exportação de limão tahiti aumentou de 2,3 mil toneladas em 1998 para 58,2 mil toneladas em 2007", diz Waldyr Promicia, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Limão (ABPEL), exportador e produtor de tahiti em Itajobi (SP), Jaíba (MG) e Inhambupe (BA). Em valores, as exportações de lima ácida - popularmente conhecida como limão Tahiti - aumentaram 30 vezes no período, de US$ 1,4 milhão para US$ 41,7 milhões, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do governo federal. De 1998 a 2007, o preço FOB do limão exportado aumentou 17,36%, de US$ 0,61 para US$ 0,72 o quilo. "O crescimento das exportações é vigoroso, mas, para que ele se mantenha, é preciso que as propriedades rurais produtoras do limão tahiti tenham certificação internacional", avalia Promicia. É o que está acontecendo. Uma centena de produtores de limão tahiti da região de Catanduva recebeu, entre novembro de 2007 e abril deste ano, a certificação internacional Globalgep, para exportação da fruta in natura. A capacitação faz parte do Projeto de Certificação e Marketing do Limão Tahiti, realizado desde o final de 2006 pelo Sebrae-SP em parceria com a ABPEL e o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex). O objetivo do projeto é capacitar no curto prazo outros 100 produtores dos seis municípios da região de Catanduva - Itajobi, Urupês, Pindorama, Uchoa, Sales e Novo Horizonte. Com investimento de R$ 1,7 milhão (US$ 971,4 mil), o projeto ajuda os agricultores a se enquadrar nas exigências dos mercados importadores, além de orientá-los na gestão empresarial e em ações de marketing para aumentar o consumo internacional do limão Tahiti. Com o certificado - que garante boas práticas agrícolas, a segurança alimentar e a rastreabilidade da fruta -, os produtores tornam-se aptos a exportar o limão, cada vez mais consumido no exterior, principalmente na composição da "caipirinha" bebida no exterior. Os principais destinos do limão tahiti em 2007 foram Holanda, Reino Unido, Canadá, Alemanha e Espanha.