23/03/23 12h34

Cresce 587,5% a liberação de crédito da agência Desenvolve SP na região de Sorocaba

Boituva, com R$ 204,2 milhões, e Sorocaba, com R$ 128,4 milhões, lideram ranking

Cruzeiro do Sul

A liberação de crédito para empresas e prefeituras de cidades da Região Administrativa (RA) de Sorocaba teve aumento de 587,5% em janeiro de 2023, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Desenvolve SP -- agência de fomento do Estado de São Paulo --, os valores passaram de R$ 1,6 milhão para pouco mais de R$ 11 milhões no período. Desde 2009 até hoje, os municípios da RA de Sorocaba já receberam mais de R$ 668 milhões em crédito. Sorocaba é uma das cidades que mais conseguiu recursos da Desenvolve SP nos últimos anos, totalizando R$ 128,4 milhões. Em primeiro lugar, ficou Boituva, com R$ 204,2 milhões liberados até o momento.

Os valores são justificados pela necessidade das prefeituras e empreendedores obterem fluxo de caixa para capital de giro ou investimentos, principalmente, durante a pandemia da Covid-19.

Além das administrações municipais, a Desenvolve SP possui programas e linhas de crédito para empreendedores, além de atender também autarquias e fundações instituídas ou mantidas, direta ou indiretamente, pelos municípios.

Os programas e linhas de crédito são pensadas especialmente para este público, além de financiar negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população, impulsionando desta forma a economia e a geração de emprego e renda no Estado.

Os programas e linhas de crédito atendem ainda micro, pequenas e médias empresas, que podem financiar negócios e projetos de inovação. A ideia é impulsionar a economia paulista, com geração de empregos e renda. A Desenvolve SP fechou 2022 com um desembolso acumulado em R$ 735,7 milhões, para um total de 1.758 operações em todo o Estado de São Paulo, o que permitiu o apoio a 68,5 mil empregos de 2020 a 2022.

Conforme a agência, entre os tipos de financiamentos concedidos, 61,3% foram para capital de giro, modalidade mais procurada pelos empreendedores. Outros 33,8% restantes foram para projetos de investimento e 4,9% para máquinas e equipamentos.

Além de Sorocaba (R$ 128,4 milhões) e Boituva (R$ 204,2 milhões), as cidades da região que mais conseguiram crédito pela Desenvolve SP, até o momento, foram: Tatuí (R$ 35,4 milhões), Itapetininga (R$ 30,5 milhões), Itu (R$ 24 milhões) e Votorantim (R$ 1,3 milhão).

2023

Nos dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro), novamente, Boituva e Sorocaba foram as cidades que mais conseguiram crédito pela agência de fomento do governo estadual. Segundo os dados, no período, foram R$ 16 milhões para Boituva e R$ 10,3 milhões para Sorocaba.

Conforme a Desenvolve SP, Sorocaba já superou o valor de 2022, quando obteve R$ 8,1 milhões em crédito durante todo o ano passado. E, somente nos dois primeiros meses de 2023, o total já chegou a R$ 10,3 milhões em crédito. Outros municípios da região também já conseguiram recursos neste início de ano: Itapetininga (R$ 6,4 milhões), Tatuí (R$ 1 milhão), Itu (R$ 31 mil).

Alavanca

A Soroplast, empresa que atua no setor de artefatos plásticos há 40 anos, sediada em Sorocaba, conseguiu crédito pela Desenvolve SP em 2020, um pouco antes do início da pandemia da Covid-19, para a aquisição de máquinas para a fábrica.

“Com o valor, compramos novas máquinas e prateleiras. Estávamos em expansão e o crédito foi fundamental para que a empresa conseguisse atender a demanda que veio com a pandemia por tampas plásticas para embalagens de álcool em gel”, disse o gerente comercial Rafael Banhos.

“A empresa também conseguiu crédito pela agência de fomento para a aquisição de mais de mil placas fotovoltaicas, que já foram instaladas no telhado da empresa. Para 2023, já estamos com uma linha de crédito prevista para a aquisição de novas máquinas para a produção de tampas de embalagens de fertilizantes agrícolas, pois atendemos o setor agroquímico”, disse Rafael. (Ana Claudia Martins)

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2023/03/711988-cresce-5875-a-liberacao-de-credito-da-agencia-desenvolve-sp-na-regiao.html