21/09/15 14h21

Credenciamento de Centro de Inovação Tecnológica será publicado na terça

Informação da conquista foi dada pelo vice-¬governador Márcio França (PSB) em visita ao município; ampliação da Fatec e Etec deve ficar para 2016

O Dia

O vice-governador do Estado, Márcio França (PSB),esteve nesta quinta-¬feira (17) em Marília e aproveitou a visita para anunciar a conquista do credenciamento do CIT (Centro de Inovação Tecnológica) de Marília. Segundo ele, publicação do credenciamento será feita na próxima terça-feira no Diário Oficial do Estado. "Com essa conquista, Marília poderá receber recursos via governo estadual para esta área e se abre para a instalação de mais empresas, que, com certeza, vão gerar mais empregos e renda."

O credenciamento do Centro e do Ciem (Centro Incubador de Empresas de Marília) à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica foi um pedido do prefeito Vinícius Camarinha (PSB) feito há cerca de um mês e é o primeiro passo para a implantação do sonhado Parque Tecnológico. "Agradeço ao vice-governador, que é um amigo de longa data. Já disponibilizamos o espaço para a instalação do Parque, que trará mais indústrias, mais empresas para Marília. A Prefeitura vai oferecer incentivos e atrativos fiscais e o município passará a contar com um centro de inovação tecnológica que vai atuar em prol dos nossos setores produtivos, fomentando emprego e renda."

A Prefeitura já destinou uma grande área, de 200 mil metros quadrados, no distrito de Lácio, para a implantação do Parque Tecnológico. O terreno fica ao lado da área onde há projeto para construção dos prédios da Fatec/Etec (Faculdade de Tecnologia e Escola Técnica) e do Instituto Federal de Educação. Na visita a Marília, França conheceu as dependências das escolas técnicas, hoje localizadas na avenida Castro Alves, e recebeu do prefeito ratificação do pedido para construção de um novo prédio. "Quero aproveitar a oportunidade para ratificar esse pleito. Hoje, pagamos R$ 50 mil por mês de aluguel, com satisfação, pois não é gasto, mas investimento. Pelo que a Fatec e a Etec de Marília representam para o Estado precisamos dessa ampliação. A Fatec, por exemplo, por cinco anos foi uma das melhores de São Paulo. Doamos uma área de 30 mil metros para o Estado e reforçamos o pedido para a ampliação, pois poderemos oferecer mais cursos dessa forma."

Conforme França, neste ano governo focará no término das ampliações e construções de escolas técnicas já em andamento. Contudo, assim que houver recursos, Marília será a primeira contemplada. "É uma obra grande, que demanda investimentos de RS 70 a RS 80 milhões. Não vamos começar novas sem terminar as que estão em andamento, não queremos criar expectativa sem termos garantia de recursos. Se tivermos, no próximo ano, Marília terá prioridade. Apenas em agosto a arrecadação com o ICMS caiu R$ 740 milhões e vamos fechar o ano com R$ 5 bilhões a menos no Orçamento em razão dessas quedas."

O deputado estadual Abelardo Camarinha (PSB) acompanhou o vice-¬governador e destacou que aqueles que investirem em tecnologia e inovação terão êxito. "Temos que preparar o cidadão de amanhã, pensadores, criadores, cérebros privilegiados. É importante que qualifiquemos nossa mão de obra, que ampliemos nossa vocação. Por isso, são fundamentais a criação do Parque Tecnológico e da ampliação das nossas escolas técnicas. Quem dominar a tecnologia sairá na frente.