Creative SP levará cinco empresas para o Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha
Evento acontece entre 16 e 24 de setembro; Será a quinta das oito missões do programa CreativeSP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da InvestSP; Objetivo é promover o fechamento de negócios
InvestSP e Secretaria de Cultura e Economia CriativaO Governo de São Paulo realiza a quinta missão do CreativeSP/Programa de internacionalização da economia criativa, que tem como objetivo impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para o estado. O destino será o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que ocorre de 16 a 24 de setembro, na Espanha. O programa é fruto de parceria entre a InvestSP e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. A missão para o festival de San Sebástian ainda conta com apoio do Cinema do Brasil.
Foram selecionadas cinco empresas: Abrolhos Produções, Intro Pictures, Multiverso Produções e Openthedoor Studios, além da Cinematográfica Superfilmes, uma das produtoras do longa-metragem “Carvão”. Rodado em Joanópolis, interior paulista, ele foi finalista na disputa que definiu qual filme brasileiro concorreria a uma indicação ao Oscar 2023 e foi selecionado para o Festival de San Sebástian. A obra conta a história de uma família do interior que recebe uma proposta para hospedar um desconhecido, sem saber que se trata de um traficante procurado.
O Creative SP tem como objetivo fortalecer e promover o setor de economia criativa. A ação vai destinar R$ 5,5 milhões para um total de oito missões para eventos setoriais estratégicos internacionais ao longo de 2022. Os participantes poderão ter um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis e acesso a ações de capacitação e consultoria. As empresas e instituições participantes arcarão com 50% dos custos das viagens e poderão contar com assessoria e monitoramento de resultados e participar de rodadas de negócios, além de acompanhamento pós-eventos.
Será a segunda missão do Creative SP voltada para o setor cinematográfico. A anterior, para o Festival de Cinema Cannes, em maio, deve gerar mais de mil empregos no estado e quase R$ 150 milhões em negócios no período de um ano, cerca de 300 vezes mais que o investimento público na viagem.
Os eventos que integram o programa são focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e design. Também já foram realizadas missões para o SXSW, nos Estados Unidos, o Festival Fringe, na Escócia, e a Gamescom, na Alemanha. As próximas serão para o C2 Montreal, no Canadá, a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e a WebSummit, em Portugal.
Como participar
Estão abertas as inscrições para a Feira do Livro de Frankfurt e o WebSummit. Para participar da seleção, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional. Para fazer sua inscrição, clique aqui.