Creative SP leva nove empresas para a Feira do Livro de Frankfurt
Evento acontece de 19 a 23 de outubro e é a sétima das oito missões do programa CreativeSP, das secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais e da InvestSP
InvestSP e secretarias de Cultura e Relações InternacionaisNa próxima missão do CreativeSP, o Governo do Estado de São Paulo levará nove empresas para a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, considerado o maior encontro mundial do setor editorial. O programa de internacionalização da economia criativa do governo paulista é uma parceria entre a InvestSP e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. Esta missão também tem como parceira a Câmara Brasileira do Livro.
O evento ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro e no total 87 empresas paulistas se inscreveram para a missão. As nove selecionadas foram Bom Bom Book's, Callis Editora, Editora Kazuá, Faro Editorial, Editora Girassol, Lote 42 / Banca Tatuí, Telos Editora, Tocalivros e Editora Unesp.
"O setor editorial é um dos mais relevantes da economia criativa de São Paulo e tem um amplo potencial de expansão no mercado global”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. "O apoio do programa #CreativeSP à participação de dez empresas paulistas na Feira do Livro de Frankfurt tem o objetivo de fortalecer o setor via ampliação de receitas, atração de investimentos e trocas de know-how com parceiros internacionais”.
“Ter empresas paulistas participando deste importante evento do setor editorial é uma grande realização. Além do intercâmbio cultural, a possibilidade de gerar novos negócios e iniciar parcerias internacionais pode gerar bons frutos para o mercado editorial brasileiro e, principalmente, do estado de São Paulo”, ressalta o secretário de Relações Internacionais, Julio Serson.
“São Paulo é uma das capitais mundiais da literatura, com uma Bienal do Livro que, em 2022, movimentou R$ 350 milhões, gerando 3,4 mil empregos. Em Frankfurt, com a experiência internacional da InvestSP, vamos apresentar o potencial, a diversidade e a riqueza cultural do estado, abrindo portas para as empresas paulistas no exterior, e novas oportunidades de negócios, fortalecendo ainda mais o setor”, diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.
Um dos destaques da missão será o SP Day, marcado para o dia 21, a partir das 9h, com ações para promover o estado e atrair investimento estrangeiro para São Paulo. No estande do Brasil na Feira, as empresas poderão participar de atividades focadas na geração de negócios, por meio do matchmaking entre editoras brasileiras e globais.
O CreativeSP já realizou seis missões este ano: o SXSW, nos Estados Unidos; o Festival de Cinema de Cannes, na França; o Festival Fringe, na Escócia; a Gamescom, na Alemanha; o Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha e o C2 Montreal, no Canadá. A próxima será para a WebSummit, em Portugal. O objetivo do programa é fortalecer e promover o setor de economia criativa. No total, a ação vai destinar R$ 5,5 milhões para as oito missões realizadas para eventos setoriais estratégicos internacionais durante este ano.