CPTM Serviços e Central Logística assinam primeiro contrato de consultoria para transporte ferroviário no RJ
O primeiro contrato terá o objetivo de elaborar estudos técnicos e mensuração de custos para operação, manutenção e estabilização do sistema ferroviário de transporte de passageiros do Rio de Janeiro, que conta com uma malha de 270 km
Agência SPA Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou nesta quinta-feira (7) a assinatura do primeiro contrato da CPTM Serviços, firmado com a Central Logística, órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro (Setram). A iniciativa oferece a prestação de serviços e de consultoria ao mercado, amparada no conhecimento e na experiência adquiridos pela estatal ao longo dos 32 anos em que é responsável pela gestão do sistema de trens urbanos da região metropolitana de São Paulo.
O primeiro contrato terá o objetivo de elaborar estudos técnicos e mensuração de custos para operação, manutenção e estabilização do sistema ferroviário de transporte de passageiros do Rio de Janeiro, que conta com uma malha de 270 km, dividida em cinco ramais, três extensões e 104 estações, transportando uma média de 300 mil passageiros diariamente. A expertise da empresa paulista no transporte de 1,6 milhão de passageiros por dia útil, ao longo de uma malha de 196 km – presente em 18 municípios -, com cinco linhas e 57 estações, vem para somar na busca por melhorias nos serviços prestados à população fluminense.
A parceria foi oficializada na sede da CPTM, no Centro de São Paulo, com a presença do secretário de Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo, Marco Antonio Assalve, e o secretário-executivo, Manoel Marcos Botelho; o chefe de gabinete da SETRAM, Rogério Sacchi; a coordenadora do Grupo de Trabalho criado para estudar e implementar soluções para o transporte ferroviário, Priscila Sakalem; e o subsecretário de Concessões e Parcerias da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Cássio Castro. O presidente da Central Logística, Fabrício Abílio, e Ary Arruda, diretor de Engenharia e Operação, representaram a companhia. Já pela CPTM, estiveram presentes o presidente Michael Cerqueira e o diretor de Planejamento e Novos Negócios, José Marcos Miziara Filho.
O preço total proposto para a realização da consultoria é de R$ 2.496.043,72.
“Temos trabalhado incansavelmente em busca de melhorias para os serviços dos trens e para a mobilidade urbana do nosso estado como um todo. O momento é de reunir conhecimento e empenhar esforços em prol de um objetivo comum, que é o bem-estar dos passageiros em seus deslocamentos no transporte público. E ninguém melhor do que a CPTM, com mais de três décadas de operação e mais de 50 milhões de passageiros transportados por mês, para desenvolver esse trabalho de consultoria. Com certeza vai render resultados positivos para a população. Só temos a ganhar com a parceria”, ressaltou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, Washington Reis.
O prazo para entrega dos produtos é de 30 dias a partir da emissão da ordem de serviços, assinada nesta quinta-feira.
“A CPTM irá desenvolver dois diferentes produtos de engenharia de custos: um orçamento estimado referente aos custos de operação e manutenção do Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tendo como referência as características da malha paulista operada por nós e um orçamento detalhado dos serviços necessários para a estabilização do mesmo sistema, com base na relação de serviços e quantidades encaminhadas pela Central Logística”, explica o diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, José Marcos Miziara Filho.
“Apenas uma empresa com o porte e o conhecimento da CPTM poderia oferecer um serviço como esse. Nossos ativos vão muito além dos nossos equipamentos ou qualquer bem material: as pessoas que fazem o nosso dia a dia são o que temos de mais importante”, finalizou o presidente da CPTM, Michael Cerqueira.
Sobre a CPTM Serviços
Em setembro de 2024, a companhia lançou a “CPTM Serviços”, com o objetivo de oferecer a prestação de serviços e de consultoria ao mercado, buscando potencializar a arrecadação de suas receitas não tarifárias.
Entre os serviços oferecidos estão consultoria em estratégias de marketing e comunicação, governança, planejamento empresarial e urbano, pesquisas, meios de pagamento e inovação. Dentre os pilares de atuação, destacam-se soluções de engenharia de custos, utilização de ativos ferroviários e simuladores de trens, treinamentos em operação, manutenção e turismo ferroviário, além de projetos comerciais, gestão de projetos e contratos, melhorias de processos, projetos de mídia e varejo, modelagem econômico-financeira de projetos e implantação de obras e sistemas. A CPTM, referência na área, também poderá oferecer projetos em BIM (Building Information Modeling).
A demanda de mercado poderá ser identificada pela CPTM de forma ativa, por meio de prospecção comercial ou após o contato espontâneo de empresas ou entes interessados em contratar os serviços da companhia.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Sobre a Central Logística
A Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística – CENTRAL é uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro. Entre suas competências estão a operação do sistema de bondes de Santa Teresa e a gestão do consórcio firmado com a SuperVia – concessionária responsável por operar os serviços, atualmente.