12/08/19 11h31

Coworking municipal abriga 25 pequenos negócios

Na Inova Prudente, o ambiente conta com aproximadamente 2 mil metros quadrados, além de incubadora de ideias, acelerador de startup, salas de reuniões, laboratórios e espaços coletivos

O Imparcial

Antes, para abrir um negócio, a primeira dúvida que vinha em mente era – onde instalá-lo? Hoje em dia essa questão pode ser resolvida através de coworking, um local que pode ser caracterizado por um espaço de inovação e empreendedorismo, destinado às pessoas que querem se conectar e encontrar no ambiente uma oportunidade de articulação. Atualmente, Presidente Prudente se encontra na vanguarda de desenvolvimento com o primeiro Coworking Municipal de Tecnologia e Inovação do Brasil, na Fundação Inova. O ambiente conta com aproximadamente 2 mil m² (metros quadrados), além de uma incubadora de ideias, acelerador de startup, salas de reuniões, laboratórios e espaços para trabalhos coletivos que hoje atendem, regularmente, 25 pequenos negócios.

De acordo com o titular da pasta municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, trata-se de um espaço em que o empreendedor pode testar o modelo de negócio, se desenvolver e atender o cliente. “Isso tem colaborado para que os profissionais liberais tenham mais uma opção para desenvolver o trabalho, ao invés de ficar em casa, por exemplo. Então, ele vem aqui para a Inova e tem toda a estrutura para se desenvolver profissionalmente”, pontua.

Possibilidades

A Inova Prudente é a Fundepi (Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação de Presidente Prudente Vicente Furlanetto), modificada pela Lei 9370/2017. Dentro das ofertas do espaço, atualmente existe a possibilidade de credenciar pessoas físicas para abertura de novas empresas e as pessoas jurídicas já existentes para permitir a transferência de sua sede fiscal e administrativa e suas operações nas dependências da fundação, nos termos dos artigos 2º, 13 e 15 da Lei Municipal 9370/2017, utilizando-se, assim, o endereço da Inova para abrigar as empresas nos termos do edital de seleção.

“Essa lei permite que o CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] seja instalado na Inova, mas percebemos que os coworkers da cidade também tinham o problema, por exemplo, da pessoa não conseguir abrir um negócio dentro desses espaços. Então, criamos uma lei [9.861/2019] permitindo que os coworkers da cidade tenham a permissão para que a empresa seja criada dentro da unidade”. A Lei 9.861/2019, por vez, dispõe sobre a regulamentação de prestação de serviços de compartilhamento e considera-se, em seu inciso 1º, o coworking como sendo um espaço de trabalho que permite e incentiva a convivência e o compartilhamento de recursos, sem delimitação ou definição de espaço individual.

Hoje, o centro de inovação é um complexo com infraestrutura e serviços capazes de promover o desenvolvimento de empreendedores e pequenas empresas, a pesquisa aplicada para a melhoria ou criação de novos produtos ou processos, objetivando a inovação. Também é capaz de estimular a articulação entre as empresas, instituições de ensino e pesquisa e a sociedade. Segundo o secretário, no próximo mês, aproximadamente 30 startups irão se instalar na Inova. “Estamos realizando uma reforma para permitir que empresas de inovação possam se instalar aqui, desde empresas individuais com um funcionário, até aquelas que têm seis funcionários”.

Saiba mais

Para efeito da Lei 9.861/2019, consideram-se usuários dos escritórios virtuais, business centers e coworkers, as pessoas físicas ou jurídicas ou profissionais liberais que mantenham domicílio no mesmo endereço da empresa administradora, cujos serviços utilizem, bem como aquelas pessoas físicas ou jurídicas que utilizem eventualmente o espaço físico para reuniões ou outras atividades. As empresas caracterizadas poderão sediar múltiplas empresas em seu endereço, mediante solicitação de separação cadastral junto à Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, adequada para as necessidades e conceitos da regulamentação.