22/12/08 10h48

Cosmético para homem vende até 70% mais em 2008

Valor Econômico - 22/12/2008

Macho que é macho não faz a unha e nem tinge cabelo, certo? Se depender do comportamento do homem brasileiro em 2008, essa afirmação não é tão verdadeira assim. As vendas de produtos cosméticos e serviços de estética voltados para o público masculino cresceram como nunca no ano passado. Na Hypermarcas, dona da Niasi, líder em esmaltes, o único produto da linha voltado para homens - o esmalte incolor Risqué Homem - vendeu 70% mais, tanto em faturamento quanto em vendas. A procura pela linha de coloração para os consumidores grisalhos mais que dobrou de 2006 até agora. Até mesmo produtos mais caros, como a nova linha Vichy Homme, do laboratório francês Vichy, tiveram boa aceitação no mercado. Lançada em julho, a linha já representa 7% das vendas totais da marca no país. Nos institutos de beleza, acontece o mesmo: "Em breve, os homens já serão metade de nossa clientela", diz Olinda Higa, gerente do salão Tampopo, de São Paulo, onde de cada 10 clientes, 4 são homens. Para 2009, o setor não vê crise. "A previsão é de dobrar as vendas", diz Henric Sark, diretor da divisão cosmética ativa da L´Oréal, proprietária dos Laboratórios Vichy, sobre a linha masculina, composta por produtos como cremes anti-rugas, hidratante e um stick (produto em formato de batom) para olheiras. Segundo uma pesquisa recente realizada pelos Laboratórios Vichy com 600 dermatologistas da América Latina, 30% dos pacientes hoje são homens. Nos salões, a história é a mesma. O movimento cresce ano a ano - na casa dos 10% - e por isso os institutos têm desenvolvido serviços específicos para o público masculino. Natural, aliás, é a palavra de ordem dos consumidores de cosméticos masculinos.