16/08/10 14h03

Cosan participará de leilão de biomassa

Valor Econômico – 16/08/10

O grupo Cosan deverá participar do próximo leilão de reserva de biomassa previsto para este mês. Marcos Lutz, CEO da companhia, informou que ainda não definiu qual o projeto que será levado ao leilão. O grupo tem, no total, 10 usinas que comercializam energia a partir do bagaço de cana e outras duas unidades em fase final de investimentos. A companhia é uma das maiores investidoras de geração de energia a partir de biomassa no país. Neste primeiro trimestre, a Cosan registrou receita de R$ 55,4 milhões (US$ 31,7 milhões) com a comercialização de energia, a um preço médio de R$ 176,6 (US$ 101) MWh.

A receita líquida do grupo neste primeiro trimestre (abril a junho) cresceu 12,2%, em relação ao mesmo período do ano passado, para R$ 4 bilhões (US$ 2,3 bilhões). No mesmo período, a Cosan registrou lucro líquido de R$ 8,7 milhões (US$ 5 milhões), ante resultado positivo de R$ 337,3 milhões (US$ 171,2 milhões) no primeiro trimestre de 2009, e Lajida (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), com crescimento de 15%, totalizando R$ 358 milhões (US$ 204,6 milhões).

A divisão Cosan Combustíveis e Lubrificantes (CCL), que responde por maior participação no faturamento (69,5%) do grupo, apresentou receita de R$ 2,8 bilhões (US$ 1,6 bilhão), um aumento de 13% - recorde para o primeiro trimestre. Detentora da marca Esso, a Cosan está em negociações avançadas para concluir a joint venture com a Shell, anunciada no início deste ano. Segundo Lutz, ainda não há uma data fechada para a conclusão dessa operação, mas as duas empresas trabalham para que ocorra em breve.

Maior produtora de açúcar e álcool do país, a Cosan atingiu novo recorde de moagem no primeiro trimestre, com 19,9 milhões de toneladas cana esmagadas - das quais 49,8% próprias e 50,2% de terceiros. Como resultado dos investimentos realizados nos últimos meses, a companhia atingiu um índice de mecanização da colheita igual a 80% no trimestre. Foi produzida cerca de 1,3 milhão de tonelada de açúcar. A produção de etanol cresceu 21,9% no período, para 755 milhões de litros - 74% hidratado e 26% anidro). O faturamento da Cosan Açúcar e Álcool gerou receita líquida de cerca de R$ 1,3 bilhão (US$ 742,9 milhões) no trimestre. As vendas de açúcar somaram R$ 829,3 milhões (US$ 473,9 milhões), alta de 27,4%. Com etanol, a receita atingiu R$ 356,9 milhões (US$ 204 milhões) no primeiro trimestre, queda de 25,6% sobre o mesmo período de 2009.

A companhia informou que atrasou a exportação de 150 mil toneladas de açúcar no primeiro trimestre por causa dos congestionamentos nos portos brasileiros. O atraso nos embarques entre abril e junho corresponde a uma perda de cerca de R$ 4 milhões (US$ 2,29 milhões), informou o gerente de relações com investidores da empresa, Felipe Jansen. Já a unidade de transporte ferroviário, Rumo Logística, foi beneficiada pela grande demanda por transporte de açúcar para os portos, segundo Lutz.