Cosan investe em centro de etanol para abastecer o sul
DCI
Depois de adquirir os postos da rede Petrosul este mês, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes, detentora do direito de uso das marcas Esso e Mobil no Brasil, anuncia a construção de um Centro Coletor de Etanol, localizado em Ourinhos (SP). O projeto consolida os planos da companhia de se fortalecer no segmento de combustíveis no País.
Cedido pela prefeitura da cidade, o terreno com aproximadamente 80 mil metros quadrados, será um importante polo receptor de etanol das usinas da região. O objetivo é atender pelos modais ferroviários e rodoviários toda a Região Sul, ampliando ainda mais a atuação da Cosan no mercado que é um dos grandes centros de consumo no Brasil.
O início das operações do Centro Coletor de Etanol está previsto para o fim do próximo ano, facilitando de maneira significativa a logística de distribuição de etanol produzido na região de Ourinhos. O combustível será recebido por caminhões para depois ser distribuído em vagões-tanque para o transporte ferroviário, e também será entregue por meio do modal rodoviário. A companhia movimentará cerca de 1 milhão de litros de etanol por dia que abastecerão 500 vagões por mês.
O terminal será capaz de receber grande parte dos 420 mil metros quadrados de etanol que a companhia produz na região, com usinas localizadas nas cidades de Paraguaçu Paulista, Tarumã, Maracai e Ipaussu, todas no estado de São Paulo.
"A parceria com a Prefeitura de Ourinhos foi extremamente importante para o Grupo Cosan, principalmente pelo fato de o município estar em uma localização privilegiada no ciclo produtivo da companhia", diz Nilton Gabardo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios. "A instalação do Centro Coletor possibilitará a ampliação dos negócios realizados no município e na região, promovendo o desenvolvimento local", acrescenta.