10/03/23 11h21

Corrida pela descarbonização: Zero Summit 2023 acontece nos dias 22 a 23 de março, junto ao calendário da Fórmula E

Evento discute as principais iniciativas para um futuro zero carbono e será realizado em paralelo à primeira edição da categoria de automobilismo para carros elétricos no Brasil

EAE Máquinas

A quarta edição do Zero Summit – o maior evento sobre descarbonização da América Latina — que busca discutir ideias e ações para um futuro zero carbono – acontecerá nos dias 22 e 23 de março, em São Paulo, data que antecede à primeira edição de um circuito de Fórmula E no Brasil, que será realizada no sábado (25). O Zero Summit 2023 repete o formato híbrido, com transmissão online dos painéis e participação do público presencialmente. Para participar, basta se inscrever no site do evento.

Mais uma vez a organização do Zero Summit surpreende ao propor experiências exclusivas aos seus participantes, promovendo, além do debate nos dois dias de evento, um calendário 365 com ações voltadas à redução da emissão de carbono nas mais diversas esferas da sociedade e dos negócios. Em 2023, São Paulo será o palco deste encontro e a escolha da cidade para realização do evento se deu por um motivo especial: é a primeira vez que o Brasil recebe uma etapa da categoria de automobilismo para carros elétricos no Brasil, a Fórmula E.

Para o co-fundador do Zero Summit, o piloto de Fórmula E e embaixador da ONU para o Meio Ambiente, Lucas Di Grassi, o evento é de suma importância e é preciso enxergar todo o grande potencial do Brasil. “Nossa matriz energética é renovável e a virada de chave acontecerá mais rapidamente com uma política adequada”, ressalta Di Grassi.

Programação

Tanto o Zero Summit quanto a corrida da Fórmula E estão inseridos na Semana da Sustentabilidade – uma ação conjunta entre a organização da Fórmula E, Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação, e da São Paulo Turismo (Spturis) – que irá promover palestras nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) com alguns dos representantes dos dois eventos, nos dias 20 e 21 de março.

Já no dia 22, acontece a abertura do Zero Summit, às 12h30, e os painéis serão realizados ao longo da tarde no escritório da Bloomberg, apenas para convidados. Todos os debates terão transmissão ao vivo, via link online.

No dia 23 de março as palestras acontecem no Planetário do Ibirapuera – administrado pela Urbia, com foco na valorização, cuidado e preservação do patrimônio histórico e ambiental -, conectando o coração verde da capital paulista ao propósito do evento. Neste dia, interessados poderão acompanhar os painéis presencialmente, mediante à inscrição prévia realizada pelo site. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Uma das novidades para esta edição é que as inscrições presenciais poderão ser realizadas por painel. Serão todas feitas pelo site (https://www.zerosummit.com/), tanto para a transmissão online quanto para presencial, com o intuito de discutir, apresentar e fomentar um futuro mais sustentável.

Novos painéis

Juntam-se aos já consagrados painéis de Mobilidade, Energia, Cidades Inteligentes, Agronegócio, Finanças, os novos: Amazônia, Change Accelerated Live, Youth Zero Organization e Descarbonização.

O Youth Zero Organization, por exemplo, tem como premissa representar, incentivar e trazer os jovens para o engajamento de um mundo zero carbono. Presidido por Verena Paccola, estudante de medicina brasileira e premiada pela NASA e pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), a “caçadora de asteróides” foi vencedora do prêmio Zero Awards em 2022 na categoria Inspiração Juvenil.

Já o painel Amazônia pretende explorar as diferentes formas de aproveitar e desenvolver a região mantendo a floresta em pé e preservando a natureza. Quem encabeça as discussões sobre o tema é o diretor executivo da Centro Brasil no Clima, Guilherme Syrkis, ao lado de convidados como o Professor Carlos Nobre, pesquisador e cientista ambiental, eleito em 2022 membro da Royal Society.

Além destes, outros grandes nomes como Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, Gustavo Cerbasi, Tiago Alves, CEO da Regus & Spaces Brasil, Francisco Scroffa, presidente da Enel X Brasil, e Julia Palle, sustainability director da Fórmula E, estarão presentes nos dois dias de evento.

Zero Awards

Este ano, a premiação do ZERO AWARDS acontece no MaM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e enaltece projetos e mentes inovadoras, com o reconhecimento a personalidades, instituições, empresas, startups e soluções de destaque.

Serão cinco categorias ditadas pelo Earthshot Prize, três criadas pelo Zero Summit, sendo a categoria Startups apoiada pela Vidavo, na qual os vencedores terão a oportunidade de enviar um pitch sobre o seu projeto para um possível investimento.

Zero Summit 2023

Horário: das 12h30 às 18h

Local: Bloomberg office

Transmissão online