18/05/11 11h16

Corel busca ampliar negócio com software de engenharia

Valor Econômico

As empresas de software costumam se dedicar ao desenvolvimento de programas inovadores, como estratégia para expandir rapidamente sua operação. Mas para companhias consolidadas, a aposta em segmentos específicos e maduros também pode ser uma opção lucrativa. Sob essa visão, a canadense Corel, dona do popular programa de ilustração CorelDraw, decidiu ingressar no mercado de softwares de CAD (sigla para Computer Aided Design, ou desenho auxiliado por computador).

Esses programas são usados por empresas de engenharia, empresas de manufatura e universidades para projetar produtos e construções em imagens em duas ou três dimensões. Hoje, os principais concorrentes nesse segmento são a Autodesk e a Parametric Technology Corporation (PTC), dos Estados Unidos, e a francesa Dassault Systèmes SolidWorks. Todas registraram incremento superior a 25% nas vendas no ano passado.

"Embora as outras empresas já estejam no mercado há décadas, esse é um segmento grande que ainda apresenta potencial de crescimento forte nos próximos anos", afirma o vice-presidente sênior de vendas e marketing da Corel para Américas, Kevin Thornton, em visita ao Brasil. O executivo diz que a competição nesse mercado pode ser facilitada pelo fato de a Corel já ser conhecida por universidades e escritórios de arquitetura.

A expectativa da companhia é expandir as vendas de software para os clientes que já possui e conquistar novos usuários na área industrial, segmento no qual a companhia tem pequena participação. No Brasil, a Corel já lançou o produto no formato de licença (com download feito via internet) e planeja iniciar as vendas físicas em aproximadamente mil revendas em junho. A Corel foi adquirida no ano passado pelo grupo de investimentos Vector Capital e fechou o capital, antes negociado na Nasdaq. Desde então, iniciou um processo de diversificação do portfólio, focando em sistemas de recursos gráficos voltados a públicos como pequenas empresas, gráficas e pessoas físicas.