Coreia do Sul seleciona Embraer C-390 Millennium e será primeiro país da Ásia com avião
C-390 é o vencedor do programa que fornecerá novas aeronaves de transporte militar à Força Aérea da República da Coreia
Folha da RegiãoA Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (Dapa, na sigla em inglês) anunciou a vitória do C-390 Millennium da Embraer no processo de licitação pública para o programa LTA (Large Transport Aircraft), que fornecerá novas aeronaves de transporte militar à Força Aérea da República da Coreia. País é o primeiro cliente do C-390 Millennium na Ásia.
De acordo com o contrato assinado, a Embraer fornecerá um número não revelado de aeronaves C-390 Millennium configuradas para atender aos requisitos específicos da Força Aérea.
O acordo também inclui a prestação de serviços e suporte, incluindo treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição. O valor do contrato será incluído na carteira de pedidos da Embraer do quarto trimestre de 2023.
Cooperação
A Embraer também oferecerá um pacote de cooperação com entidades locais, incluindo a fabricação de uma quantidade significativa de peças do C-390 Millennium por empresas parceiras coreanas e o desenvolvimento de um fornecedor local de manutenção, reparo e revisão.
“Damos as boas-vindas à Força Aérea da República da Coreia por se juntar ao crescente número de forças aéreas que operam o C-390 Millennium – a mais moderna aeronave de transporte tático militar”, disse Bosco da Costa Jr, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Esta é uma nova era nas relações Brasil-Coreia do Sul. Estamos comprometidos em aumentar as capacidades das indústrias aeroespacial e de defesa locais em conjunto com nossos parceiros coreanos.”
Mercado
A Coreia do Sul é o sétimo país a selecionar o C-390, depois de Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca.
Segundo a Embraer, o C-390 está “redefinindo o transporte aéreo militar e desafiando a lógica por trás das plataformas da geração atual e futura, oferecendo capacidade multimissão, confiabilidade e interoperabilidade”.
Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e mais recentemente na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho.
A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 10.800 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.
Aeronave
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho.
A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas (pods) instaladas sob as asas.