11/12/07 10h34

Coreanos entram na disputa pela construção do trem-bala entre Rio e São Paulo

DCI - 11/12/2007

Os coreanos entraram para valer na disputa pela construção do trem-bala brasileiro. Nesta segunda-feira (10/12), uma missão composta por 15 técnicos e executivos do país asiático esteve na Secretaria de Transportes para apresentar um projeto para a ligação expressa entre Rio e São Paulo utilizando como modelo o KTX II, o trem de alta velocidade desenvolvido por eles. O principal atrativo do projeto dos coreanos está na semelhança das condições que eles enfrentaram na implantação do trem-bala, como o relevo irregular e as condições econômicas semelhantes a do Brasil, ou seja, mais próximas de um país em desenvolvimento. Dessa forma, a proposta dos coreanos dá maior ênfase a importância de paradas intermediárias ao longo do percurso. Segundo eles, elas seriam essenciais para aumentar o número de usuários e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento dos municípios que recebessem as estações. O projeto elaborado pelos coreanos prevê estações em cinco municípios ao longo do trajeto: São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende e Volta Redonda. O projeto também já inclui a linha que o governo de São Paulo vai construir entre a estação da Barra Funda, no Centro da Cidade, e o aeroporto de Guarulhos - o chamado "Expresso Guarulhos", que para os envolvidos nos estudos é visto como a primeira parte do trajeto do trem-bala. Num segundo momento de implantação, o trem chegaria à Campinas, passando por Jundaí, o que daria um impulso ainda maior em termos de demanda. E no momento seguinte, a linha expressa chegaria ao Rio. Assim, os coreanos calculam que o trem-bala poderia transportar entre 45 a 70 mil pessoas/dia, totalizando em um ano entre 16 milhões a 26 milhões de usuários. O percurso de 416 quilômetros seria feito com velocidades variando entre 205 km/h a 260 km/h. Todo o projeto levaria sete anos para estar pronto. Pelas contas dos coreanos, a passagem da ligação direta entre Rio e São Paulo custaria cerca R$ 140,00 (US$ 78,65), com a viagem levando cerca de uma hora e meia para ser realizada. Já a viagem com paradas intermediárias custaria R$ 80 reais (US$ 44,94) e levaria em média duas horas e meia. Os preços seriam competitivos tanto para as viagens de avião quanto para as de ônibus. Para o secretário de Transportes, Julio Lopes, a proposta dos coreanos é boa, mas tem que ser analisada junto a outras propostas que vem sendo apresentadas, como a dos italianos.