14/07/11 16h08

Coreana Dabo terá unidade em Americana

Todo Dia

O prefeito de Americana, Diego De Nadai (PSDB), assinou ontem o contrato de instalação da sede latino-americana da empresa Dabo South America Indústria, da Coreia do Sul, que também possui fábricas na China, Eslováquia e Japão. A empresa, do ramo metalúrgico, vai ser instalada no Distrito Industrial São Jerônimo, com investimento de R$ 36 milhões.

As obras estão previstas para começar até a segunda quinzena de agosto e a inauguração no ano que vem. A empresa também projeta a abertura de 130 vagas para soldadores e operadores de máquinas, no primeiro semestre de 2012. Nas outras três unidades, o grupo emprega mais 870 pessoas.

Durante entrevista coletiva, o prefeito se mostrou otimista com a vinda de novas empresas para a cidade. “Americana está voltando para o caminho do desenvolvimento. Estamos buscando novos investimentos e dotando a cidade de estrutura”, disse. No anúncio estavam o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Luiz Carlos Martins, o presidente da empresa, Kwang Sik Moon, o representante brasileiro, Young Tae Moon, e o diretor para o Brasil, Dong Wook Kim.

“Nós estamos muito orgulhosos com a vinda da Dabo para a nossa cidade”, afirmou Martins. A empresa será instalada em uma área de 44 mil metros quadrados, ao lado da Doosan Infracore, que fabrica empilhadeiras e escavadeiras. A Dabo é uma das fornecedoras da multinacional.

Bem-humorado, o presidente da empresa sul-coreana falou sobre a escolha da cidade para a instalação da sede. “Americana tem uma natureza muito vasta, bonita. Parece que vim para respirar ar puro, e não instalar uma empresa”, brincou. “O fato da Doosan também estar sediada aqui foi definitivo para nós”, completou. Moon também disse que outras empresas coreanas estão de olho em Americana. “Vários empresários perguntaram para mim sobre o Brasil, sobre Americana, e eu sempre falei muito bem”, afirmou. A expectativa da Dabo é que o faturamento da nova sede em Americana possa chegar a R$ 123 milhões.