18/07/08 11h42

Coral reposiciona marca e foca no público feminino

Gazeta Mercantil - 18/07/2008

A tintas Coral está reposicionando sua marca no mercado, tendo como objetivo facilitar o entendimento do consumidor para facilitar a escolha no momento da compra. "Isso porque hoje, o consumidor se preocupa mais com a decoração da casa, e o nosso objetivo é mostrar que a tinta tem um papel importante na decoração, ela é um detalhe que faz muita diferença e, às vezes, o ambiente se renova, só de mudar a cor da parede", comenta o diretor de vendas da Coral, Enrique Minola. Com conhecimento dessa nova tendência, a companhia partiu para uma mudança de comportamento para atender à nova necessidade do consumidor. Para facilitar a escolha, a Coral optou por deixar claro, já na embalagem das tintas, o uso de cada produto. Para isso, a companhia lançou a linha Decora, substituindo a linha Coral Plus, voltada para a decoração e o uso de cores. Além disso, outros produtos da marca também estão com nova embalagem e novos nomes, que já deixam bem claro para o consumidor qual o uso correto da linha. As inovações contemplam ainda o lançamento das tintas Chega de Mofo e Coral Sol & Chuva, que protege as paredes externas de intempéries provocadas pelas variações das condições atmosféricas como temperatura, chuvas, ventos e umidade. As ações realizadas pela Coral têm o objetivo de aumentar a participação da marca no mercado, em volume, que hoje tem a Suvinil na liderança com uma participação de 29%, enquanto que Coral se mantém com 24% e Sherwin Williams, com 12%, segundo dados da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafat). Para isso a empresa conta com uma verba de marketing de R$ 42 milhões (US$ 26,3 milhões) para este ano, o que representa um incremento de 14% em relação à verba do ano passado. Desde janeiro de 2008, a companhia faz parte do grupo holandês AkzoNobel, que tem vendas anuais de € 5,5 bilhões, presente em 80 países. No ano passado, a Coral teve uma receita líquida de R$ 712 milhões (US$ 369 milhões), o melhor resultado dos últimos dez anos. Segundo dados da Abrafat o mercado de tintas decorativas movimenta US$ 2 bilhões por ano, com um volume de 800 milhões de litros/ano. O crescimento registrado no ano passado foi de 8% e para 2008 a perspectiva é de repetir esse número.