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Copersucar torna-se S.A. e costura alianças
Valor Econômico 01/10/2008
A Copersucar, maior cooperativa de açúcar e álcool do mundo, apresenta-se hoje ao mercado com uma nova roupagem. Sai a cooperativa, entra a Copersucar S.A., a maior empresa sucroalcooleira do país, à frente da Cosan. As 33 usinas associadas à cooperativa são agora acionistas da holding Produpar, que passa a controlar a gigante. A empresa nasce com faturamento anual de R$ 5,7 bilhões (US$ 3 bilhões) e programa investimentos de US$ 1 bilhão para os próximos três anos, sobretudo em logística. A meta do grupo é triplicar de tamanho até 2018, saindo das atuais 70 milhões de toneladas de cana processada para 200 milhões de toneladas - crescimento que deverá acontecer com a entrada de novos acionistas (usinas) na holding. A decisão de virar uma empresa foi considerada vital para o projeto de expansão do grupo. "Nosso principal desafio é crescer", disse ao Valor Luís Roberto Pogetti, CEO da Copersucar. De acordo com Pogetti, a meta da Copersucar é alcançar 30% de participação no mercado brasileiro de açúcar e álcool em dez anos. Como empresa, a Copersucar poderá fechar alianças estratégicas e atrair novos acionistas e investidores. Embora a Copersucar não confirme, uma das parcerias que poderá ser feita é na área de distribuição de combustíveis. Se concretizada, esta parceria poderia envolver um grupo nacional ou do exterior. Ou os dois. Segundo Pogetti, há conversações em andamento para a entrada de novas usinas como acionistas da holding. "Para alcançarmos as 200 milhões de toneladas de cana (em dez anos), teremos novos sócios e os atuais acionistas também terão novos projetos", afirmou. Fundada em 1959, a Cooperativa de Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Copersucar) contava inicialmente com dez usinas paulistas e duas entidades regionais. Desde 2004, a Copersucar começou a desenhar o que seria a companhia no futuro. A venda da marca União, líder em açúcar no varejo, para o grupo Nova América, em 2005, para se dedicar mais à comercialização e logística no setor de açúcar e álcool foi apenas o início do processo. Depois, decidiu profissionalizar a gestão e há quase dois anos trocou sua sede antiga, no bairro paulistano da Moóca, na zona leste, por um suntuoso prédio em plena avenida Paulista. "Outras mudanças estão em curso", garantiu Pogetti. Alianças estratégicas para açúcar e álcool nos mercados interno e externo estão sendo costuradas.