28/06/10 10h30

Copa trará aporte em mídia de US$ 3,6 bilhões

DCI

Os investimentos em mídia no Brasil por conta da realização da Copa do Mundo de 2014 serão da ordem de R$ 6,51 bilhões (US$ 3,6 bilhões). Isoladamente, é o item que mais vai demandar recursos, em um montante estimado em R$ 142,39 bilhões (US$ 79,1 bilhões) de investimentos em diversas áreas previstos para ser injetados na economia brasileira, segundo estudo divulgado pela Ernst & Young em parceria com Fundação Getulio Vargas (FGV), na semana passada. Os setores que envolvem mídias como jornais, revistas e discos deverão apresentar acréscimo de R$ 693,8 milhões (US$ 385,4 milhões) no PIB setorial - ou o equivalente a 3,25%, considerando-se o PIB setorial de 2010.

De acordo com a análise da consultoria, a valorização dos espaços de mídia decorrerá da competição entre os anunciantes pela visibilidade das marcas expostas, inclusive internacionalmente. Um exemplo é a Copa do Mundo da Alemanha, que gerou um crescimento de 5,1% no faturamento do setor de publicidade daquele país em 2006.