13/02/13 18h20

Copa e novas tecnologias animam o mercado

O Estado de S. Paulo

Potencial de substituição de tecnologia no País é grande, pois 82% das residências brasileiros ainda têm TV de tubo

Fabricantes de televisores iniciaram os preparativos para ampliar as vendas de TVs neste ano e no próximo por causa da Copa da Confederações, marcada para junho, e da Copa do Mundo de 2014. Normalmente em anos desses eventos, há um pico de vendas de televisores.

Mas há dois ingredientes adicionais para impulsionar o mercado de TVs no biênio 2013/2014. O primeiro é que o País será a sede das duas Copas. E, pelo alto custo dos ingressos, a maioria dos brasileiros certamente não terá acesso aos estádios. Isso reforça a opção por uma TV mais moderna para assistir aos jogos.

O segundo fator que deve ampliar as vendas de televisores é que existe um potencial muito grande de renovação de tecnologia.

Nas contas do gerente-geral de marketing da Sony Brasil, Carlos Paschoal, a velha TV de tubo está presente em 82% dos lares brasileiros, enquanto a fatia dos televisores fininhos ainda é pequena, de 18%.

A Sony, uma das patrocinadoras oficiais da Copa, aposta na TV 4K 3D para os dois eventos. O diferencial dessa TV é a qualidade de resolução das imagens, que é quatro vezes superior à proporcionada pelos aparelhos com tecnologia Full HD.

Importado da China, atualmente o produto disponível tem tela de 84 polegadas e custa R$ 100 mil, preço equivalente ao de um carro zero de luxo. Paschoal conta que em maio deste ano essa TV começará a ser produzida no País, na fábrica de Manaus (AM), em modelos a partir de 40 polegadas. A fabricação local deve fazer o preço cair.“ Esse televisor terá preço acessível à nova classe média”, prevê.

O executivo acrescenta que a estratégia da companhia para ampliar as vendas de TVs com as duas Copas será unir produto com entretenimento. Por isso, a empresa acaba de lançar uma plataforma on line de relacionamento, batizada de “Campo Sony”.

Por meio dessa plataforma, a fabricante de TVs vai promover uma espécie de “Copa” na rede social, com sorteio de ingressos para os jogos, prêmios e até descontos na compra de aparelhos.

A expectativa da companhia, que, segundo Paschoal, ocupa a terceira posição no mercado de TVs, é ampliar a sua participação com esses dois eventos. No ano fiscal que termina em maio, as vendas de TVs da Sony Brasil cresceram 15% em valor, na comparação com o ano anterior.

“Serão dois anos (2013 e 2014) muitos bons para vendas de TVs”, prevê o diretor de marketing para TVs da Samsung, Marcelo de Mello Franco. Ele diz que, “em breve”, a companhia vai apresentar os lançamentos de TVs para a Copa. O executivo observa que a tendência é a migração para telas maiores, com destaque para as TVs inteligentes (Smart TV), controladas por comando de gesto e voz.

Oled. Segundo José Francisco Alvarenga, coordenador setorial de áudio e vídeo da Eletros, a aposta da indústria para a Copa será em Smart TV e nos aparelhos com tecnologia Oled. A TV Oled é a sucessora do LED, com melhor resolução de imagem e muito mais fina do que a TV de LED. “É como se fosse um papel”, compara Alvarenga. Ele observa que essas TVs são grandes, com telas acima de 50 polegadas. O preço desses aparelhos varia entre R$ 30 mil e R$ 40 mil.

Eduardo Toni, diretor de marketing da Semp Toshiba, não considera que a TV Oled terá escala de produção e venda para Copa. “O produto está em fase de protótipo.” A sua empresa apresenta em abril uma nova linha de TVs de tela fina, com tamanhos que variam entre 21 e 65 polegadas. O foco será a TV 3D e a SmartTV.

Diferenças de tecnologia à parte, a Eletrosprojeta para este ano vendas de 14,5 milhões de TVs. Para 2014, deve passar de 15 milhões.