25/10/07 11h58

Cooperativas concorrerão de perto com grandes varejistas

DCI - 25/10/2007

Concorrer com o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart é a nova estratégia das maiores cooperativas de consumo do País. Com novos formatos de lojas, aumento de mix com eletroeletrônicos, aportes médios de R$ 50 milhões (US$ 23,4 milhões) e a entrada no ramo de combustíveis, redes como a Cooperativa de Consumo (Coop) entram na briga por espaço. Com forte atuação na região do ABC, na qual detém 27% de market share, e pretende ampliar para 30% já em 2008, a Coop foi criada por funcionários do Grupo Rhodia há 63 anos. O sucesso do negócio é comprovado no faturamento de 2006, de R$ 1,078 bilhão (US$  590 milhões). Segundo o presidente da rede, Antonio José Monte, para brigar com as grandes do varejo estão programados gastos de R$ 55 milhões (US$ 30 milhões) no próximo ano, para a abertura de novas lojas e um novo centro de distribuição (CD). "Investimos R$ 30 milhões  (US$ 16,4 milhões)este ano em duas novas unidades, em São Vicente e em São Bernardo. Além disso, em novembro lançaremos o novo formato de loja, o Coop Zapt. Vamos partir para uma expansão mais agressiva", explica Monte. Neste caso específico, as lojas terão formato menor e farão frente a modelos semelhantes de rivais, como Extra Perto e Carrefour Bairro. Nos planos estão a abertura de quatro a cinco lojas Zapt por ano e o lançamento de outro modelo, o Empório Coop, voltado para as classes mais abastadas (A e B). "Esses nichos são interessantes e nos quais devemos investir, pois existe muita demanda", diz Monte. A Coop também quer intensificar sua atuação no interior do Estado de São Paulo, em regiões em que já atua, como nas cidades de Tatuí, Sorocaba e Piracicaba. Entrar na cidade de São Paulo também é interesse. "Se aparecer alguma coisa e próximo de nós, como na zona leste, com certeza entraremos porque é uma extensão do nosso público", aponta. Para manter essa expansão da rede, a Coop está construindo um novo CD, que será inaugurado no ano que vem. "Este CD será criado para suportar nosso plano de expansão para os próximos 10 anos", declara Monte.