19/10/23 14h53

Cooperativa para as indústrias de São Paulo

Foi lançado o Induscoop, cooperativa para empresas do setor com condições de crédito competitivas

Fiesp

A partir de agora, as indústrias do estado de São Paulo terão uma nova alternativa de acesso a crédito em condições competitivas, uma das principais demandas do setor. Foi lançado, nesta segunda-feira (16/10), o Induscoop, parceria entre Fiesp, Ciesp e a cooperativa SICOOB, que disponibilizará linhas de crédito atraentes para as empresas do setor.

Para o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, essa parceria é de extrema importância, pois o setor de cooperativa de crédito tem registrado crescimento significativo no âmbito do setor financeiro brasileiro. “É uma excelente solução para as Pessoas Jurídicas (PJs)”, diz ele, lembrando que a maioria das indústrias é micro, pequenas e médias e têm dificuldade mais de acessar linhas favoráveis.

Rafael Cervone, presidente do Ciesp, lembrou que o endividamento das empresas aumentou nos últimos anos. “Uma rede de atendimento [como a das cooperativas] amplia a concorrência”, afirmou. Em poucos dias, 140 empresas já foram atendidas e R$ 4,4 milhões de crédito liberados. Foram criadas ainda uma linha específica para a missão liderada pela Fiesp à China e outra para as empresas que querem antecipar o 13º dos funcionários. Na linha do 13º, por exemplo, os juros vão de 1,40% a.m. até 1,75% a.m.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da SICOOB Metropolitano e membro do Conselho de Administração da UNICOOB, Luís Ajita, hoje são mais de 177 mil cooperados, o que demonstra a força do cooperativismo.

Vantagens oferecidas pelas cooperativas

A adoção de um sistema de cooperativas pode ser considerada um instrumento eficaz para a ampliação do acesso ao crédito com benefícios para as empresas. Entre eles, maior rentabilidade e menor inadimplência, com taxa de juros menores que o restante do mercado. O sistema de cooperativa aumenta a concorrência no mercado financeiro e pressiona os demais bancos a diminuírem seus preços.

Entre as vantagens do sistema, PIX sem cobrança para PJ, atendimento personalizado para a Fiesp e o Ciesp e cartões com programa de fidelidade. Outra vantagem é a quantidade de agências disponíveis, mais de 100 espalhadas pelo estado de São Paulo, para apoio ao capital de giro e antecipação de recebíveis, entre outras possibilidades.

 

Fonte: https://www.fiesp.com.br/noticias/cooperativa-para-as-industrias-de-sao-paulo/