Cooperação entre Brasil e EUA desenvolverá tecnologias voltadas a energia
Agência Gestão CT&IO desenvolvimento de tecnologias em energia será o principal objetivo de uma futura parceria que está sendo costurada entre o Brasil e os Estados Unidos. Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, as áreas que estão sendo estudadas cooperações são em energias renováveis, eficiência energética e redes inteligentes ou smart grids.
Em visita oficial aos Estados Unidos, Braga se reuniu com o secretário de Energia do país norte-americano, Ernest Moniz, em Washington D.C, para discutir ações de parceria. "[Estivemos] tratando de cooperações entre o Brasil e os Estados Unidos, principalmente nas áreas de tecnologia e energias renováveis. Tivemos uma reunião bastante objetiva e, a nosso juízo, muito bem sucedida", afirmou o ministro.
De acordo com Moniz, os Estados Unidos têm focado sua pesquisa em inovação tecnológica, com destaque para a energia solar fotovoltaica. Segundo ele, há vontade do país em contribuir com o Brasil para expandir essa fonte elétrica na matriz brasileira. Em contrapartida, Moniz afirmou que os Estados Unidos têm especial interesse em conhecer mais tecnologias em biocombustíveis, área em que o Brasil acumula grande experiência.
O secretário de Energia também declarou que os países podem fomentar a troca de experiências entre especialistas e centros de pesquisa e desenvolvimento. A próxima reunião, marcada para novembro, dará sequência as ações de cooperação entre os países, quando começam a ser operacionalizadas as atividades selecionadas que se inserem no Diálogo Estratégico em Energia Brasil-Estados Unidos (SED).
A colaboração entre os dois países na área energética se insere nos esforços iniciados após o compromisso firmado entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama, em junho, de atingir 20% da matriz elétrica com uso de fontes renováveis, sem contar a hidroeletricidade, até 2030.