06/04/18 11h35

Coop injetará R$ 94 milhões em 2018 e 95% só para ABC

Repórter Diário

Após crescer 4% no ano passado, a Coop apresentou nesta quinta-feira (5) um plano otimista para 2018, quando estima crescimento de 8%. O presidente executivo da empresa, Marcio Valle (foto), anunciou investimentos de R$ 94 milhões, sendo que 95,1% no ABC. Santo André será o principal alvo das novas ações da rede que investirá no município cerca de R$ 65 milhões.

Está nos planos da cooperativa a instalação de nove drogarias até o final deste ano. A primeira já foi inaugurada no município, mais duas estão previstas para São Caetano e Santo André. Outras duas foram aprovadas, mas os locais onde serão construídas não foram revelados. Mais três estão em análise e uma ainda não passou da fase de projeto.

Em relação às drogarias, a Coop visa o investimento de capacitação aos seus farmacêuticos para que os mesmos possam realizar pequenos atendimentos médicos na unidade, algo já permitido por lei. “Temos 50 colaboradores que já se formaram e agora teremos outros que passaram pelo mesmo processo. O curso dura 18 meses e é obrigatório para esse tipo de atendimento”, explicou Valle.

Sete lojas passarão por reformas, a principal delas é a loja Perimetral, na região central de Santo André. Serão investidos R$ 15 milhões na transformação completa do local. Outras seis unidades serão revitalizadas: Utinga; Vila Luzita; Carijós; Pereira Barreto; Café Filho; e Ribeirão Pires. Além da unidade administrativa, fato que justifica o maciço investimento nas unidades andreenses.

O município também será alvo de mais uma loja, porém tal proposta – que também constava no planejamento do ano passado – não foi assegurada por Valle devido a questões burocráticas. Outro projeto que a Coop quer tirar do papel é a construção de uma nova unidade de postos de combustíveis, no bairro Capuava, em Mauá.

Ano passado

“Foi um ano bastante desafiador, continua sendo desde 2014. Nós temos o desafio de enfrentar uma situação externa, do conjunto estrutural da economia. Esses desafios e essas ações não são apenas nossos. Todos os concorrentes ou participantes desse negócio, óbvio que pensam da mesma forma e que tem competência ou quem está mais estruturado tem mais chances de reação e, por tanto, a concorrência fica muito mais acirrada”, disse.

A Coop teve crescimento nominal de 4% com um faturamento bruto de R$ 2,2 milhões. O número de novos cooperados foi de 55,8 mil em 2017, o maior número de associações nos últimos dez anos. A empresa só teve queda nos resultados em suas unidades em São José dos Campos e Piracicaba, no Interior. No ABC, as lojas cresceram entre 1,3% e 11,2% em comparação com os concorrentes, segundo Valle.

O número de colaboradores também subiu: saltou de 5.379, em dezembro de 2016, para 6.482, no final do ano passado. Exatos 59% do contingente são mulheres e 263 têm algum tipo de deficiência. Em 2017 foram realizadas 100 mil horas de treinamento.