04/10/16 14h59

Convênio facilita novos investimentos em startups

Agência CT&I

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) firmou uma parceria com a Inseed - gestora de fundos de investimento - para impulsionar o desenvolvimento de startups que participam do Edital Senai Sesi de Inovação. O convênio facilitará o acesso de empresas de base tecnológica que desenvolverem projetos pelo edital aos recursos da Inseed. Não há limites de startups ou valores de investimentos.

"O objetivo é estimular o crescimento dessas empresas, que são motores do desenvolvimento da inovação no País", afirmou o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi. "O acordo vai facilitar a seleção de empresas que receberão investimentos do fundo, que poderá investir em diversas startups", explicou Alexandre Alves, diretor da Inseed.

O acordo foi firmado na última sexta-feira (30) durante a reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Na ocasião, Lucchesi também apresentou aos empresários uma das principais novidades do Edital Senai Sesi de Inovação de 2016: agora, as empresas podem lançar desafios industriais para serem resolvidos por jovens empresas e startups, em parceria com os Institutos Senai de Inovação.

"Investiremos R$ 4 milhões no desenvolvimento dos projetos. As empresas se comprometem em dar contrapartida de igual valor disponibilizado pelo Senai em cada projeto. O foco é aproximar grandes empresas e pequenas empresas inovadoras", explicou.

O valor mínimo é de R$ 75 mil por desafio. A agência de inovação sueca Vinnova é uma das empresas que submeteu propostas - lançou desafios voltados para a aeronáutica, com R$ 2 milhões em recursos.