16/02/16 14h36

Controladora da TIM prevê investir R$14 bi no Brasil nos próximos 3 anos

Telecom Italia prevê modernizar sua rede móvel no país. Empresa disse que investirá € 12 bilhões na Itália nos próximos três anos

G1

A Telecom Italia, controladora da TIM Participações no Brasil, disse nesta terça-feira (16) que prevê investir até R$ 14 bilhões no país entre 2016 e 2018, onde prevê modernizar sua rede móvel. 

Ao divulgar seu novo plano de investimento, a Telecom Italia disse que investirá 12 bilhões de euros na Itália nos próximos três anos, incluindo 3,6 bilhões de euros em cabos de fibra óptica. O novo plano para a Itália é 20% maior que o plano trienal anterior. 

A operadora italiana planeja ampliar seus investimentos em redes fixas e móveis mais rápidas em seu mercado doméstico nos próximos três anos, onde vê seu lucro principal voltando a crescer a partir de 2017, disse a companhia nesta terça-feira. 

O ex-monopólio estatal, que tem enfrentado dificuldades por anos devido à falta de uma estratégia clara e que é visto como potencial alvo de aquisição, também informou uma queda de 20% no lucro principal no ano passado, atingido por encargos não recorrentes que totalizaram 1,08 bilhão de euros e uma maior deterioração de seu desempenho no Brasil. 

Excluindo efeitos não recorrentes e cambiais, o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do grupo caiu 4,5% no ano passado. 

Analistas disseram que o resultado do Ebitda ficou levemente abaixo das expectativas, mas comemoraram a volta do crescimento das receitas móveis na Itália no último trimestre do ano. 

A companhia pretende recuperar sua liderança doméstica enquanto seus tradicionais serviços de telefonia fixa perdem apelo em meio à competição com rivais de Internet, com foco renovado na Itália em um período em que a desaceleração econômica tem pesado sobre sua subsidiária brasileira. 

A Telecom Italia, cujo principal acionista é agora o grupo de mídia francês Vivendi, com participação de 21,4%, disse que planeja fortalecer sua posição em entretenimento multimídia, incluindo vídeo, música, jogos e segmento editorial.