Controlador da Dicico, grupo traz bandeira chilena a SP
Folha de S. PauloCerca de um ano e meio depois de ter assumido o controle da rede de lojas de materiais de construção Dicico, o grupo chileno Falabella definiu a entrada da bandeira Sodimac no Brasil.
A primeira loja com a marca, que é usada pela companhia em Chile, Argentina, Peru e Colômbia, ficará em Barueri, na Grande São Paulo.
A empresa avalia que não haverá uma concorrência direta entre as duas bandeiras porque a Sodimac tem um modelo diferente de atuação.
Enquanto a Dicico é especializada em itens de acabamento, com lojas de 3.000 m² de área de vendas, as unidades da Sodimac são mais generalistas, com até 12 mil m².
"Não é simplesmente uma loja maior, o mix é diferente, vai de materiais básicos a móveis", afirma Dimitrios Markakis, presidente da Construdecor, empresa que reúne as duas marcas no Brasil.
A companhia, que tem capital aberto no Chile, não informa detalhes sobre quantas unidades da Sodimac serão abertas no país.
A expansão da Dicico, no entanto, será mantida independentemente da nova bandeira, segundo Markakis.
"Apostamos muito nessa proposta de multiformato, de lojas com perfis para públicos diferentes. É algo que já ocorre no varejo alimentar, por exemplo, com supermercados, afirma.
O empresário comprou a Dicico em 1999 e, em maio do ano passado, vendeu 50,1% das ações da empresa para o grupo chileno Falabella por R$ 388 milhões.
59
são as lojas da rede de materiais de construção Dicico, todas no Estado de São Paulo
237
são as unidades do grupo Sodimac, incluindo os pontos de venda da Dicico
US$ 5,6 bilhões
foi o faturamento da Sodimac no ano passado, o que representa R$ 14,5 bilhões