19/06/08 15h39

Contra China, Brasil quer vender "marca" para argentinos

Valor Econômico - 19/06/2008

O Brasil está buscando agregar valor aos produtos para barrar o avanço da China na Argentina, país vizinho e sócio do Mercosul. A estratégia é fortalecer a marca, já que é difícil concorrer por preço. Com a ajuda do governo, fabricantes de móveis, rochas, vidros, revestimentos cerâmicos, aparelhos de ventilação e outros produtos ligados à casa e construção adotaram essa estratégia. Na maior parte desses setores, o Brasil é líder no mercado da Argentina, que cresce de forma pujante graças à recuperação do país. Enquanto a economia avançou entre 7% e 8% nos últimos anos, o investimento em imóveis aumentou 20% em média. Mesmo assim, os fabricantes brasileiros perdem participação relativa, principalmente para a China. A situação é parecida em todos os setores. "Antes que a concorrência tome conta, é preciso se posicionar. Não vendemos preço, por isso temos que fortalecer a marca", diz Juarez Leal, coordenador da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Com esse objetivo, governo e empresários realizam uma exposição dos produtos brasileiros em Buenos Aires, no início de setembro. Participarão da "Casa Brasil Design" cerca de 50 empresas e o público-alvo são arquitetos e formadores de opinião, que atuem no "topo da pirâmide".