08/11/13 15h44

Continental inaugura pista para testes de freios eletrônicos

AutomotiveBusiness

Construída com investimento de R$ 560 mil, é a primeira do grupo na América do Sul

Após iniciar a produção de ABS no Brasil no início do ano, a Continental inaugura a sua primeira pista para testes de freios eletrônicos e sistemas de estabilidade na América do Sul. O circuito foi construído com investimento de R$ 560 mil na fábrica da Continental em Várzea Paulista, no interior de São Paulo.

Em comunicado distribuído na quinta-feira, 7, a empresa explica que a construção da pista faz parte da segunda etapa da estratégia de produção de sistemas eletrônicos de segurança no País, na qual a Continental já investiu mais de R$ 30 milhões.

O circuito reúne áreas para realização de ensaios de alta fricção (asfalto seco e molhado) e baixa fricção, composta por placas de granito polido que, quando molhadas, podem simular o atrito de uma superfície coberta por gelo. A pista conta ainda com sistema de irrigação similar ao utilizado em campos de golfe, instalados de modo que a água seja distribuída de maneira uniforme sobre o granito. Toda água utilizada durante o processo é captada por uma calha de recolhimento que redireciona o líquido para o seu reservatório de origem, fazendo com que o consumo de água seja reduzido.

"Com a previsão de crescimento na demanda por sistemas de freios eletrônicos no Brasil, em 2014, o Grupo Continental percebeu a necessidade local para testar seus produtos e também para desenvolver novos projetos", conta Michael Diehl, responsável pela unidade de negócios Vehicle Dynamics (VED) no Brasil.

Inicialmente, o local será usado apenas para testes internos e para a apresentação de veículos a clientes, reduzindo custos e tempo de deslocamento e desenvolvimento. Ao redor do mundo, todo centro de desenvolvimento da Continental conta com uma pista de proporções semelhantes à de Várzea Paulista, facilitando o trabalho dos engenheiros de desenvolvimento do produto. Os outros centros e pistas de testes para sistemas de freios eletrônicos do grupo estão em Frankfurt (Alemanha), Veszprém (Hungria), Arvidsjaur (Suécia), Asahi e Monbetsu (Japão), Heihe (China) e Brimley (Estados Unidos).