Continental abre primeira recapadora própria
Best Drive pode reformar 1,5 mil pneus de caminhões e ônibus por mês
Automotive BusinessA Continental inaugurou a Best Drive, primeira recapadora da marca no Brasil. A empresa fica em Mogi das Cruzes (SP), tem área total de 1,8 mil metros quadrados e capacidade para reformar 1,5 mil pneus de caminhões e ônibus por mês.
A Best Drive foi projetada considerando futura expansão para até 5 mil componentes mensais, mantendo o layout e o maquinário atuais. A instalação inclui espaço para a venda de pneus novos e serviços de montagem, desmontagem, alinhamento, balanceamento, manutenção de eixos, suspensão e freios.
“Começamos a atuar há três anos nesse segmento. Iniciamos com a venda das bandas de rodagem ContiTread, que se diferenciam por manter as características dos pneus de carga da marca. Dando sequência à nossa estratégia, abrimos 20 unidades recapadoras em conjunto com parceiros de negócios. A Best Drive é uma evolução natural da operação da empresa nesse nicho”, explica o diretor superintendente da Continental para o Mercosul, Renato Sarzano.
O processo de reforma da Best Drive emprega equipamentos automatizados que resultam em maior qualidade e produtividade. “O grande diferencial que oferecemos é a possibilidade de manter o desenho da banda de rodagem e o emprego do mesmo composto do pneu original (...) Isso permite proporcionar um ganho substancial em relação aos demais métodos de recapagem”, recorda o gerente nacional de vendas de produtos de recapagem da Continental, Gustavo Gonçalves.
As bandas ContiTread vêm ao Brasil em 12 desenhos. São produzidas em Morélia, no México. Servem para longa distância, tráfego regional, tráfego urbano, construção e podem ser aplicadas em pneus de carga de qualquer marca.
Segundo a Continental, o Brasil reforma 8,8 milhões de pneus de carga por ano e é o segundo maior mercado desse segmento. Perde apenas para os Estados Unidos. Segundo dados da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), o setor movimenta cerca de R$ 5 bilhões por ano, reúne 1.257 reformadoras de pneus comerciais, 18 fornecedores de matéria-prima e gera mais de 40 mil empregos diretos.