02/11/09 11h05

Consumo deverá crescer e incluir mais supérfluos

Folha de S. Paulo

Além de gastar mais neste ano, o consumidor deve comprar mais itens supérfluos do que comprou no ano passado, quando temia os efeitos da crise econômica internacional em seu emprego e na sua renda. Na Armarinhos Fernando, por exemplo, as vendas de itens como enfeites de Natal já cresceram cerca de 5% sobre igual período do ano passado. "Mesmo quem podia gastar mais, segurou o 13º salário no ano passado porque temia o que poderia acontecer. Neste ano, o cenário é outro. E a disposição para gastar também", diz Ondamar Antonio Ferreira, gerente da loja matriz da rede, que atualmente conta com 13 unidades na Grande São Paulo.

No Pão de Açúcar, a expectativa é que a venda de enfeites natalinos seja 30% superior à do ano passado. Nas prateleiras dos supermercados do grupo está 1,3 milhão de peças à disposição dos clientes. Os prazos maiores e a estabilidade nos preços dos produtos devem levar o consumidor a comprar mais neste ano, segundo avalia José Roberto Tambasco, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar. "Em 2008, o parcelamento era de 10 a 12 vezes, sem juros. Neste ano, são 15 meses, o que facilita a compra de itens de maior valor, especialmente de eletroeletrônicos."

Nas 450 lojas do Ponto Frio, o pagamento foi estendido para 18 meses, sem juros, no cartão da rede desde o último sábado. Com a maior oferta de crédito e melhores condições de pagamento, o Pão de Açúcar estima que as vendas de eletroeletrônicos e de computadores deva crescer até 30% no fim deste ano em comparação a igual período de 2008. "Vai ser um Natal mais gordo para o consumidor, com uma ceia mais gorda, já que os preços de produtos importados como bacalhau, frutas secas e vinhos estarão menores neste ano do que estavam em 2008", afirma Tambasco.