Consumo de luxo atinge 2,5% da população do país, diz consultoria
Folha de S. Paulo - 31/07/2007
O mercado de consumo de luxo fatura mais de US$ 400 bilhões por ano no mundo. No Brasil, são US$ 3,9 bilhões, sendo São Paulo responsável por 72% dessa fatia. Segundo pesquisa da MCF Consultoria, esse mercado atinge 2,5% da população brasileira. Apesar do baixo índice, esses consumidores colocam o Brasil entre os dez maiores mercados de consumo de luxo do mundo. Na América, o Brasil está em segundo no consumo de luxo, atrás apenas dos EUA. Depois de São Paulo, figuram no ranking desse tipo de consumo: Rio, Porto Alegre, Distrito Federal, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Florianópolis. O crescimento anual do mercado de luxo no país foi de 17% em 2006 em relação a 2005 e, neste ano, deve ficar em torno de 10%, estima a MCF, alcançando faturamento de R$ 4,4 bilhões (US$ 2,29 bilhões). Até 2005, os números eram estimados, e só em 2006 houve um estudo detalhado. Ainda segundo a consultoria, a estimativa é que, em 2010, o público consumidor de artigos de luxo desembolse algo em torno de US$ 1 trilhão ao ano em mercadorias de alto valor agregado no mundo. A expansão anual na venda desses produtos deve ficar em torno de 15% nos próximos anos, segundo informações da consultoria internacional Boston Consulting Group (BCG) obtidas com empresas que atendem esse público em 23 categorias.