14/06/07 14h43

Consumo das famílias sobe há 14 trimestres

Folha de S. Paulo - 14/06/2007

No primeiro trimestre do ano, o consumo das famílias brasileiras cresceu 6% em relação ao mesmo período de 2006. Foi o 14º trimestre de crescimento consecutivo e o melhor resultado desde o avanço de 6,9% do segundo trimestre de 1997. Com o resultado, o consumo das famílias se consolida, segundo o IBGE, como um dos principais motores do crescimento do país. Ele compensa em boa medida, por exemplo, o peso negativo que o setor externo vem tendo sobre o PIB -via aumento das importações, que subiram 19,9% no trimestre sobre o mesmo período em 2006. Um dos fatores que contribuíram para o resultado positivo no consumo das famílias foi o aumento de 6,4% da massa salarial real no trimestre, acima dos 5,5% do trimestre anterior. Também cresceu 2,7% o total da população ocupada. No primeiro trimestre do ano, as famílias brasileiras direcionaram R$ 368,2 bilhões (US$ 190,93 bilhões) para o consumo. Esses gastos cresceram em linha com a evolução geral do comércio no período, que vendeu 6% mais. O consumo em ascensão também cresce impulsionado pelo crédito. Entre janeiro e março houve crescimento, em termos nominais, de 24,6% no volume de operações de financiamento a pessoas físicas. Enquanto o consumo subiu 6% no trimestre, os investimentos do setor produtivo, com máquinas e equipamentos à frente (também por conta de importados), cresceram 7,2% no período.